Com a missão de acabar com o medo de algumas mulheres em dirigir, a instrutora de trânsito Luciane Souza, 46 anos, resolveu criar um projeto para ajudar motoristas já habilitadas a conquistar confiança no trânsito e adquirir mais independência nas tarefas do dia a dia. Batizado de "Mulheres ao Volante", a ideia é ser mais que uma professora, mas uma amiga que ensina com tranquilidade e que respeita o tempo de cada condutora.
— O projeto é exatamente isso, ter um olhar mais acolhedor para as mulheres, porque no Detran nós padronizamos o ensino. Muitas vezes as meninas tiram a habilitação e, por algum motivo, não conseguem entrar no trânsito. Às vezes, é um trauma de infância, tem a questão da noção de espaço, a repreensão familiar, o machismo, são vários fatores — explica a instrutora.
A primeira coisa que Luciane faz é uma aula experimental para identificar o que pode estar bloqueando a aluna. Há casos em que ela também indica um acompanhamento de uma psicóloga, que auxilia no processo. Todas as aulas são práticas e contam com técnicas que se adaptam à necessidade de cada mulher, como viagens a trabalho, pegar a estrada, estacionar em shoppings e até ajustar a cadeirinha para o bebê.
A relação se torna tão próxima que a instrutora brinca que também vira "ouvido" das condutoras.
— Eu digo que o carro é um divã, porque às vezes a menina não está conseguindo desenvolver e eu sinto que alguma coisa durante o trajeto desestabilizou. Nós não damos continuidade, a gente para, conversa um pouco, vai tomar um café, e depois retomamos as aulas. Isso faz a diferença para elas.
Os primeiros encontros são realizados no carro de Luciane, um Uno adesivado com o nome do projeto e com uma faixa rosa que indica que o veículo está sendo utilizado para aulas. Um dos logos da marca mistura o volante com um útero e foi ideia do marido da instrutora, José Alexandre Souza. Ele também é responsável por ajudar na manutenção do carro.
O negócio também envolve mais integrantes da família. A filha do casal, Lucielle Lopes, faz o atendimento às clientes, já que Luciane não tem tanto tempo entre as aulas para dar este tipo de suporte. Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo telefone (51) 99843-5772 ou ainda pelo Instagram @treinohabilitadas.