Sendo o principal feriado das famílias norte-americanas, o Dia de Ação de Graças - em inglês, Thanksgiving Day - é celebrado sempre na última quinta-feira de novembro.
Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares. Sua origem veio com as comemorações da fartura das colheitas e, assim, eram realizadas no outono do hemisfério norte - ou seja, no final de novembro. Em 1863, o então presidente Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. A data só passou a ser feriado nacional nos Estados Unidos a partir do ano de 1941.
Contudo, os primeiros a fazerem isso foram os fundadores da Nova Inglaterra, no Estado de Massachusetts, em 1621, quando a população se organizou para celebrar a colheita produtiva após um inverno bastante rigoroso. Por isso, atualmente o Dia de Ação de Graças se caracteriza por mesas fartas e famílias reunidas para fazer orações.
O peru costuma ser a iguaria mais consumida no feriado, sendo conhecido também como Turkey Day (Dia do Peru). Pelo fato de milhões de animais serem abatidos todos os anos para o consumo na data, existe uma cerimônia onde o presidente americano "perdoa" dois perus, ou seja, os livra da morte. Outros pratos tradicionais que compõem a mesa é o purê de batata e tortas de abóbora, maçã e nozes.
No Brasil, a data não tem tanta força como nos Estados Unidos e Canadá, onde o feriado também é comemorado. Ela só tem se tornado mais notória nos últimos anos por conta da Black Friday, evento que sucede a data e marca o início das compras natalinas e uma das principais épocas de vendas no varejo. Contudo, por aqui, o dia de agradecimento geralmente fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana.