A estátua em madeira de Padre Reus percorrerá as ruas de São Leopoldo no próximo domingo (11), dia em que o município do Vale do Sinos presta homenagem ao religioso. É a segunda vez que a tradicional romaria dá lugar à carreata, uma forma de celebrar mesmo tentando evitar aglomerações durante a pandemia.
No ano passado, a orientação do Santuário Sagrado Coração de Jesus era de que os fiéis ficassem em casa e, de longe, observassem o carro da paróquia passar com a estátua do jesuíta. Desta vez, com o avanço da vacinação contra o coronavírus e a retomada gradual das atividades, eles poderão entrar em seus carros e seguir o veículo com as estátua pelas ruas da cidade.
— No ano passado, não queríamos provocar aglomerações. O que orientamos foi: "Fique em casa que passamos em sua casa, Padre Reus vai a seu encontro". Este ano é: "Carreata com Padre Reus". Queira Deus que no próximo ano tenhamos a romaria — diz o padre Raimundo Nonato Resende, reitor do santuário.
A carreata parte às 9h do santuário e deve passar por 20 ruas de São Leopoldo, logo após a missa, marcada para as 8h. A cerimônia deverá ter um número restrito de fiéis e será transmitida pelo Facebook.