O Conselho Deliberativo da Sogipa, um dos clubes sociais mais tradicionais de Porto Alegre, foi convocado a se reunir no dia 12 de janeiro, na próxima terça-feira, para discutir, entre outros itens, a autorização para a Diretoria Executiva fazer a "tomada de recursos financeiros, até 30 de abril de 2021, de acordo com as necessidades evidenciadas no orçamento". A instituição, atualmente, busca maneiras de superar uma crise financeira agravada pela pandemia de coronavírus.
A convocação destaca que o procedimento será feito de acordo com a alínea "q" do artigo 29 do estatuto do clube, o qual menciona a necessidade de aprovação do Conselho Deliberativo para contratação de empréstimos e alienação de patrimônio.
Via assessoria de imprensa, a Sogipa informou que se trata exclusivamente de autorização para obtenção de empréstimo, o qual somente será feito posteriormente caso se confirme a necessidade de caixa. A instituição refutou qualquer hipótese de ser colocada em análise, nesta reunião, a proposta de venda de uma área do clube de 4 mil metros quadrados, próxima às ruas Américo Vespúcio e Dom Pedro II, onde ficam os escoteiros, pela quantia de R$ 17,3 milhões. Uma reunião do Conselho Deliberativo chegou a ser convocada para votar a venda do patrimônio em 10 de dezembro, mas acabou sendo adiada devido às restrições da pandemia.
A hipótese de alienação causou polêmica entre associados: contrariados com o vislumbre de perder uma fatia do terreno para investidores imobiliários, eles se reuniram com a intenção de reverter a iniciativa.
A Sogipa está com a saúde financeira ameaçada por uma dívida de R$ 16 milhões, cuja maior parcela é de empréstimos com mutuários, sócios do clube que emprestaram dinheiro a juros menores do que os de mercado. O passivo começou a se formar em 2013, com a compra de duas casas contíguas à portaria do clube na Rua Barão do Cotegipe. Uma delas foi adquirida com valorização superior a 200% no espaço de um ano.
Na reunião do próximo dia 12, além da autorização para a busca de empréstimo, também haverá eleição para os cargos de direção do Conselho Deliberativo e de comissões permanentes do clube.