Uma feira de negócios realizada no hall do Centro de Eventos da Fiergs nesta sexta-feira (11) deu início aos novos tempos do setor em Porto Alegre em meio à pandemia de coronavírus Entre 13h e 19h45min, cerca de 270 pessoas – entre convidados e organizadores – participaram de um evento-teste com solenidade, mesa-redonda e talk show.
Este primeiro treinamento foi coordenado pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention Bureau (POACVB), entidade que capta eventos para a Capital, com organização da ação sob responsabilidade da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), com o apoio da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (Agepes) e várias outras entidades do setor.
— É importante que a sociedade veja o nível de sofrimento do setor, tem muita gente sem conseguir sustentar as famílias. Apesar desta situação de penúria, nos unimos, e esta é a parte mais bonita de tudo isso, foi uma construção coletiva. Nos unimos na dor — afirma Vanuza Schuler, idealizadora da feira e consultora da POACVB.
A segurança começava na entrada, com o público passando pelo tapete de desinfecção, higienizando as mãos e tendo a temperatura aferida por uma câmera termodinâmica e mostrada em um telão. O ingresso era apresentado pelo celular, via QR Code, e após a pessoa seguia para a estrutura que simulava um auditório, com 60 cadeiras, respeitando o distanciamento de dois metros. Após a solenidade, o público se retirou em grupos reduzidos e visitou os seis estandes, respeitando a distância do expositor.
— Nada vai ser novidade, é só adaptação. O visitante vai ficar mais tranquilo e seguro ao ver os protocolos sendo seguidos. A qualificação do expositor vai ser maior, precisando ser mais assertivo. O grande desafio é que somos humanos calorosos, queremos abraçar conhecidos, mas temos que nos conter — aponta Adriane Hilbig, presidente do POACVB.
Show para testar protocolos
Neste domingo (13), um segundo evento-teste ocorre no Auditório Araújo Vianna. Comandado pelo Grupo Live Marketing (LiveMKTRS), o espaço receberá 400 convidados para um show do cantor Serginho Moah. Assim como a feira de negócios, a ação terá um série de protocolos – desde ingressos em QR Code até entrada do público em grupos, divididos por horário específico (veja no gráfico abaixo).
Segundo Rodrigo Machado, diretor do LiveMKTRS, o evento ajuda a vislumbrar a retomada de casamentos e outros eventos culturais.
— Esses eventos sociais podem voltar, sim, a acontecer, não vejo problema. A nossa grande preocupação é ter mais pessoas na equipe para controlar a movimentação, com o público sentado e com lugar marcado. Os novos tempos nos pedem isso — reforça Machado.
Nas próximas semanas, os feedbacks das ações e os protocolos devem ser debatidos com autoridades para se formalizar a retomada dos eventos. Em outubro, uma das primeiras iniciativas a utilizar o formato testado nesta sexta é a Sindexpo – Feira de Negócios para Condomínios, marcada para ocorrer entre 9 e 11 de outubro no Centro de Eventos da Fiergs.
Como se trata de uma feira segmentada, voltada para síndicos, palestras e expositores estão sendo capacitados para se adaptarem ao modelo. A expectativa é atender 150 pessoas a cada palestra, sempre alternando em grupos pelo espaço e respeitando distanciamento mínimo.
— Estamos orientando o expositor a ter uma comunicação assertiva, com o material explicativo para ser rápido e direto. Não vai ter aquela calmaria, que a pessoa pode sentar para conversar com cada um. É realmente o que interessa, então ninguém deve vir a passeio, pois queremos atender quem quer fazer negócio mesmo — destaca Ana Paula Franco, da Conectta Feiras, empresa organizadora do evento realizado pela Associação dos Síndicos do Rio Grande do Sul (AssosíndicosRS).