O Departamento Operacional de Proteção ao Patrimônio Cultural da polícia italiana encontrou e recuperou o escudo do general Giuseppe Garibaldi (1807-1882), uma relíquia que não era vista há 20 anos. Em publicação no Instagram, os Carabinieri (como a polícia italiana é chamada) apontaram que a obra havia sido roubada no início dos anos 2000 do Museu Nacional do Ressurgimento, no Palácio do Vitoriano.
O escudo de bronze, que pesa 50 kg e tem 118 cm de diâmetro, foi encontrado na casa um arquiteto em Roma. A polícia agora investiga como ele foi parar no local.
A peça foi doada à cidade de Roma por Garibaldi, que teve papel importante na luta pela unificação italiana. Em 1860, o general invadiu a Sicília com mil voluntários armados. Eles derrotaram 12 mil soldados de tropas napolitanas, tomaram a ilha e invadiram o continente. Ocuparam Nápoles e desencadearam uma onda de apoio à unificação.
O escudo é uma obra de arte feita por Antonio Ximenes, pai do renomado escultor Ettore Ximenes. A peça retrata Garibaldi e faz referência às principais batalhas que ele travou e aos seus mil soldados.
Além de fazer parte da história da Itália, Giuseppe Garibaldi também é lembrado no Brasil, pela participação na Revolução Farroupilha (1835-1845).