O técnico em enfermagem Alex Rosa de Assis, 31 anos, que havia montado um presépio de Natal no ano passado com seus cachorros, fez novamente a sua versão diferente da cena clássica do nascimento de Jesus Cristo. Dono de sete cachorros de variadas raças, o paulista, que mora em Botucatu (SP), apostou em uma produção mais profissional para reproduzir a imagem neste ano.
— Ano passado foi a primeira vez que eu fiz, inspirado em um presépio do Reino Unido. Este ano eu contratei um fotógrafo e ele fez um cenário mais típico de Natal. Também teve o figurino, que foi mais incrementado — comenta.
Assis se preocupou em representar todos os personagens principais da passagem bíblica. Na foto, a cachorrinha Nutella, um bulldog francês — mais recente integrante da família — faz o papel de Jesus Cristo. O anjo Gabriel é outro bullgog francês, Bummer, e os reis magos são Mel, Pretinha e Rubi, uma labradora, uma vira-lata e uma bernese, respectivamente. Completam a cena outra bernese, Antonella, como José, e uma golden retriever, Sophi, como Maria.
Os cães são a companhia do técnico em enfermagem, que mora sozinho na cidade do interior paulista. Ele diz que trabalha cerca de 12 horas por dia, mas que, quando chega em casa, encontra conforto nos seus companheiros.
Católico que costuma frequentar a igreja eventualmente, Assis entende que os cães são seres mais puros e mais amorosos, sendo mais aptos a representarem o nascimento de Cristo do que qualquer ser humano. Sua inspiração para fazer um presépio com seus cães saiu de uma imagem com a mesma ideia tirada no Reino Unido, no ano passado.
Criado em um sítio quando criança, ele conta que teve contato com os animais desde cedo. Dos atuais cachorros, a primeira companheira é Pretinha, que ele adotou há 10 anos em um assentamento. Logo em seguida chegou a Mel, e a família foi crescendo ao longo do tempo. A integrante mais recente é Nutella, que chegou neste ano e, simbolicamente, faz o papel de Jesus.
*Produção de Allisson Santiago.