Foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa, a entrega dos prêmios para os 12 empreendedores gaúchos que tiveram suas histórias retratadas na RBS TV, no jornal Zero Hora e no site GaúchaZH nos últimos dois meses dentro do projeto Te Mostra, Rio Grande. Esta iniciativa tem como objetivo valorizar exemplos de empresas que geram transformação positiva e inovação para o Estado e para a região na qual estão inseridas.
Os empresários premiados são de diversas áreas. O primeiro a subir no palco e receber o troféu de reconhecimento pelo trabalho exercido foi Gustavo Guertler, CEO da editora Belas Letras, de Caxias do Sul, na Serra. Neste projeto, além da venda de livros, ele incentiva a solidariedade com a doação de obras.
— O Te Mostra, Rio Grande é o reconhecimento de como as empresas do presente devem agir para que a gente tenha resultados de impacto positivo e um futuro mais promissor. Ele (o prêmio) carrega esta mensagem e a potencializa — disse Guertler.
O governador Eduardo Leite destacou que as dificuldades vividas pelos gaúchos não são do Estado, mas da administração pública, que perdeu capital de giro e capacidade de investimento. Reforçou que o Rio Grande do Sul é forte em sua essência por ter, por exemplo, universidades bem avaliadas por indicadores educacionais.
— A nossa população tem vocação para o trabalho e o Te Mostra, Rio Grande confirma que temos vigor e capacidade empreendedora. Essas histórias servem de inspiração para aqueles que desejam ter seu próprio negócio, mas que estão com receio devido ao cenário econômico. Não existe tempo certo ou errado para empreender. Contudo, é preciso ter determinação e disposição para encontrar o caminho mais certeiro, e os gaúchos sabem fazer isso — avalia Leite.
Reconhecimento
Lídia Linck, de Santa Rosa, também agraciada com o troféu de reconhecimento, é um destes exemplos. Ela encontrou uma oportunidade de negócio em um cenário árido. Sócia-proprietária da Biotecno, sistema de emergência que garante funcionamento de refrigeradores por até 72 horas mesmo sem energia elétrica, afirma que esta sexta-feira foi um incentivo:
— Enfrentamos muitas dificuldades, mas dias como este nos dão força para traçar novos objetivos e conquistá-los. Além disso, se a minha história ou a de qualquer outro colega aqui presente motivar alguém que esteja tentando empreender, já valeu.
Claudio Toigo Filho, CEO do Grupo RBS, explicou que a ideia do projeto Te Mostra, Rio Grande surgiu a partir de uma série de viagens ao interior do Estado. Foi entendido que os problemas estruturais precisam ser mostrados para que sejam solucionados, mas também foi percebido que, mesmo em meio às dificuldades, existem inovação e projetos de impacto social positivo sendo executados.
— A partir daí, buscamos contar estas histórias para que elas sirvam como estímulo. Olhamos para os problemas, entretanto, precisamos estar atentos ao crescimento e valorizar a capacidade de transformação que o gaúcho tem — disse.
A série Te Mostra, Rio Grande é uma iniciativa do Grupo RBS para valorizar ainda mais a forte raiz empreendedora gaúcha. Foram apresentadas 12 iniciativas de quem constrói e contribui para o Estado. A série tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Assembleia Legislativa.
Veja abaixo as 12 histórias contadas na série
Editora Belas Letras — Em 2008, Gustavo Guertler, CEO da editora Belas Letras, de Caxias do Sul, lançou a primeira coleção de livros. Foi conquistando leitores e prêmios. Hoje, além da venda de obras e de cursos online para pessoas que desejam aprender a escrever livros, a Belas Letras emplacou um grande projeto: o Compre 1, Doe 1. Nesta iniciativa, quando um cliente compra um livro pelo site, ganha outro de brinde para doar.
Biotecno — Quando cursava a faculdade de Medicina Veterinária, Lídia Linck desenvolveu uma bateria que armazena energia e entra em ação quando há a queda de eletricidade. A ideia foi aplicada nos equipamentos de refrigeração familiar, que passaram a sair de fábrica com essa bateria embutida que oferece autonomia de até 72 horas aos freezers. O sistema é usado por clínicas e postos de saúde para evitar danos a vacinas, sangue e leite materno.
Cowmed — Os irmãos Leonardo e Thiago Guedes desenvolveram uma tecnologia que ajuda criadores de gado a identificar e a reconhecer mudanças no comportamento dos animais até cinco dias antes de uma doença se manifestar. Criada em 2012, a Cowmed é uma coleira que monitora a saúde do animal por meio de um sensor. Caso seja registrado algo fora do padrão, o produtor recebe um alerta no celular. A tecnologia ajuda a monitorar 15 mil vacas.
Mariana Tellechea — Foram 20 anos à frente da Cabanha BT. Neste período, ela foi a responsável pela conquista de 21 Freios de Ouro para a família, que tem tradição na criação de cavalos crioulos no Estado. Em 2009, a empresária decidiu alçar novos voos e passou a gerenciar seu próprio negócio, a Cabanha Basca, localizada em Uruguaiana. Atualmente, o empreendimento conta com 1.420 bovinos, 600 equinos e planta 350 hectares de arroz irrigado.
Donamaid — O aplicativo desenvolvido por Ruben Pacheco, Janine Schneiders e Luiz Gilberto Camargo Jr. surgiu para atender uma crescente demanda na cidade de Pelotas: a busca por diaristas. Ao acessar o app, o cliente seleciona o tempo de duração da faxina e marca hora para a limpeza. As opções de profissionais aparecem para escolha e, então, ele seleciona a forma de pagamento. O aplicativo já está presente em 14 cidades da região sul do Brasil.
Raks — Os então estudantes Fabiane Kuhn, Guilherme Ramos e Vinícius Müller desenvolveram um sistema que economiza água, ao mesmo tempo em que aumenta o lucro das lavouras. A Raks, criada em 2015, funciona da seguinte maneira: vários sensores são enterrados no solo e eles monitoram a umidade da lavoura em tempo real. Uma central recebe as informações fornecidas por estes dispositivos e, na sequência, as encaminha para o agricultor via celular.
Mercur — Com uma trajetória de mais de 80 anos no mercado brasileiro, a Mercur passou por grandes transformações nas mãos de Jorge Hoelzel Neto, líder à frente da empresa. Nos últimos anos, os olhos do empreendimento foram voltados para o Estado. Como resultado, foi criado Laboratório de Inovação Social que fabrica produtos de tecnologia assistiva.
Lamiecco — Fundada em 2007, em Montauri, pelo empresário Alexandre Figueiró, realiza a façanha de transformar por mês 8 milhões de unidades de garrafas PET em lâminas que viram revestimentos sustentáveis para portas, chapas, móveis e paredes. As 350 toneladas de garrafas, que se tornam revestimentos, são exportadas para todos os países da América Latina.
Complexo Turístico Amsterland — Desde 2018, quem passa por Santana do Livramento tem este ponto turístico para visitar. O local é um parque com piscinas, toboágua, banhos de imersão, controle de estresse, massagens, saunas úmida e seca. Criado pelo empresário João Gabriel Hillal, recebe em torno de 350 pessoas por dia e, no fim de semana, a média é de 550 visitantes.
VitallTech — O veterinário Cléo Barbiero, de Sarandi, estava com vontade de trocar a rotina de produção de suínos e distribuição de produtos para a saúde animal por uma atividade um pouco diferente. A saída encontrada por ele foi criar uma empresa de suplementos para animais que incorpora elementos da culinária humana _ como canela, pimenta, orégano _ à dieta dos animais. O propósito da iniciativa é diminuir o custo dos pecuaristas com remédios.
MyClub — Presente em sete cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o aplicativo já conta com mais de 25 mil usuários. Essa plataforma, criada por Bruno Costa, de Erechim, devolve parte do valor da compra dos consumidores, em reais, e permite que o usuário receba também parte da compra dos amigos que convidar a fazer parte do clube.
Grupo Guatambu — Com trajetória na agricultura, depois na pecuária, o Grupo decidiu investir também na vitivinicultura. Em 2009, o primeiro vinho produzido pela empresa já mostrava que a aposta tinha dado certo. O sucesso de vendas do vinho e a quantidade de medalhas que o rótulo ganhou serviria de incentivo pra ampliar a ideia. Em 2013, começou um novo projeto: o enoturismo.