A ideia de Ruben Pacheco, 31 anos, era criar uma plataforma online para facilitar a busca por uma diarista em Pelotas. Afinal, a cidade universitária sempre tem gente em busca desse serviço — novatos sem muitos contatos para receber dicas de profissionais. O mercado provou ser mesmo promissor: o Donamaid, aplicativo de celular e site para intermediar a contratação de faxineiras, agora está em 14 cidades nos três Estados do sul do país.
— Lembrava que muitos colegas tinham dificuldades de encontrar alguém para limpar suas casas porque Pelotas tem muita gente de fora. Aí eu pensei: vamos facilitar, otimizar isso — conta Pacheco.
Para colocar o projeto em pé, o então estudante de Engenharia de Produção chamou dois sócios: Janine Schneiders (estudante de Ciência da Computação), 25 anos, e Luiz Gilberto Camargo Jr. (estudante de Engenharia de Produção), 28 anos. Todos os sócios participaram do processo de criação e desenvolvimento da empresa. Ruben ficou responsável pelas áreas financeira, administrativa e operacional. Janine focou no desenvolvimento da plataforma. Luiz, nas partes comercial e marketing.
Os três lançaram a plataforma em fevereiro de 2017, com três diaristas cadastradas para atender clientes de Pelotas. Já em novembro do mesmo ano, veio a primeira expansão: o serviço começou a ser prestado também nas cidades de Rio Grande e Santa Maria. Hoje, são 180 diaristas em atividade no aplicativo.
A sede da empresa fica no Parque Tecnológico de Pelotas, que abriga 50 startups. O maior impulso para a sua empresa aconteceu no ano passado, quando uma aceleradora investiu R$ 150 mil no negócio dos jovens. Além disso, eles foram contemplados com um programa do governo federal que possibilitou a contratação de mais dez pessoas por intermédio de bolsas do programa Startup Brasil. Na sala de trabalho, as tarefas são divididas entre os jovens, alguns recém-saídos da universidade, que são responsáveis por recrutamento, marketing, vendas e desenvolvimento.
Como funciona
O crescimento tem sido constante: 15 mil limpezas já foram realizadas por intermédio da plataforma. O sistema funciona assim: o cliente entra no site ou no aplicativo, seleciona o tempo de duração da faxina e marca hora para a limpeza. As opções de profissionais aparecem para escolha e, então, resta selecionar a forma de pagamento: cartão de crédito ou boleto bancário. Há um diferencial que é aprovado pelos clientes: as próprias diaristas levam os produtos de limpeza.
— Com o passar do tempo, nós começamos a ver uma transformação social: a criação de renda para diversas famílias que antes não tinham possibilidade de atuar nesse mercado — afirma Ruben.
Foi o que aconteceu com Adriana Duarte, que está há um ano trabalhando para a empresa. Ela conseguiu aumentar o salário que antes recebia em um emprego fixo.
— Eu que defino quanto eu quero ganhar no mês. Dependendo dos dias que eu disponibilizo na agenda, é o valor que eu vou ganhar. Chego a fazer três faxinas ao dia. Em questão salarial, para mim, melhorou muito. A minha renda aumentou 50% — diz.
A empresa cobra uma taxa de 10% do valor das faxinas. Segundo Pacheco, o repasse às diaristas já ultrapassou R$ 1,5 milhão. Cliente da plataforma, Alexandre Escobar, bancário e estudante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aprova a inovação. Ele tem horários corridos e a variedade e disponibilidade das profissionais são pontos positivos para o serviço, na sua avaliação. Ele já contratou dez vezes profissionais pela plataforma.
— Estou bem satisfeito, principalmente pela praticidade de contratar a quantidade "X" de horas. No próprio aplicativo a gente já combina o que eu quero que seja feito.
Apesar de ter um público amplo e fiel, Pacheco não quer parar por aí. O jovem quer conquistas em outros cantos. O momento é de estudar o mercado em outras regiões para conseguir levar a empresa para outros Estados.
— Estou muito feliz com o que a gente já realizou, com as vidas que nós já conseguimos transformar até hoje em quase três anos de Donamaid.
Sobre a Donamaid
- Fundação: fevereiro de 2017
- O que fornece: plataforma online para agendamento de limpezas por hora, com profissionais verificados pela empresa e que podem levar os produtos de limpeza
- Número de funcionários: 16
- Valor repassado para as diaristas: ultrapassa R$ 1,5 milhão
- Prêmios: Destaque Startup RS (Sebrae) em 2017, exemplo de empreendedorismo e inovação SeproRGS — Plataforma de Negócios Digitais do Rio Grande do Sul, em 2018.
- Marcos de consolidação: oito meses após o lançamento, a empresa chega a Santa Maria e Rio Grande. Ano passado, a plataforma recebeu R$ 150 mil de uma aceleradora e R$ 200 mil do governo federal. Com esse investimento, dez pessoas foram contratadas para fazer parte da equipe como bolsistas.
A série Te Mostra, Rio Grande é uma iniciativa do Grupo RBS para valorizar ainda mais a forte raiz empreendedora gaúcha. Serão apresentadas 12 iniciativas de quem constrói e contribui para o nosso Estado. A série tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Assembleia Legislativa.