O designer do Rio de Janeiro Paulo de Oliveira se tornou, da noite para o dia, o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna de R$ 120 bilhões, ultrapassando até mesmo o banqueiro Joseph Safra, que lidera a lista com R$ 98 bilhões. Mas o status de bilionário não durou muito tempo, já que tudo não passou de um erro cometido pela Caixa Econômica Federal. As informações foram divulgadas pela RedeTV!.
Segundo a Caixa, uma anormalidade no sistema gerou o valor exorbitante na conta de Paulo. Além disso, outros clientes também foram afetados. O problema, segundo o banco, já foi solucionado.
— Fiquei com medo. De onde vinha tanto dinheiro? Então, no sábado à noite, fiquei até pensando: "Não vou dormir aqui em casa sozinho, porque eu podia, de repente, estar sendo usado como ponte, alguma coisa. Alguém depositou na minha conta para depois vir atrás — disse o designer.
Poderia ser apenas uma história curiosa para Paulo contar aos amigos, mas o erro acabou causando dores de cabeça. Por conta da quantia depositada, o sistema identificou uma transação suspeita e automaticamente bloqueou a conta do designer, impedindo-o de realizar transações por um período de cinco dias.
— Fiquei sem dinheiro no final de semana, a sorte é que eu tinha alguma comida em casa — afirmou Paulo.
Por se sentir prejudicado pelo ocorrido, o designer decidiu entrar com uma ação contra a Caixa na Justiça Federal por danos morais.
— Ele ficou impossibilitado de movimentar a sua conta durante um bom período e ainda foi alvo de uma investigação na Caixa Econômica, que gerou bloqueio até apurar a origem deste dinheiro — disse o advogado de Paulo, Raphael Tatagiba.