O guia de estilo para cerveja do Beer Judge Certification Program (BJCP), referência mundial na avaliação da bebida, mostra mais de 20 tipos diferentes de cerveja — como stout, IPA e pilsner. Levando-se em consideração também os subtipos, esse número passa de 70 — aí entram a IPA inglesa, a IPA americana, a IPA imperial. Como escolher entre tantas opções de cerveja artesanal?
Para ajudar nessa difícil decisão, GaúchaZH separou, a partir desse guia do BJCP, uma breve explicação sobre 14 diferentes tipos de cerveja, com foco naquelas que podem ser mais facilmente encontradas nas cervejarias artesanais. Confira:
Lite American Lager (Lager Americana Leve)
Uma cerveja de baixa densidade. Sabores fortes são considerados defeitos. Feitas para agradar a maior quantidade possível de pessoas.
Munich Helles (Helles de Munique)
Cerveja com bastante presença de malte, mas que não é doce demais, sendo focada no sabor do malte com a ajuda do amargor do lúpulo.
Bohemian Pilsener (Pilsener da Boêmia)
De malte, rico e complexo, combinado com o amargor e as notas de especiarias bem pronunciados (mas ao mesmo tempo leves e bem arredondados).
Vienna Lager (Lager de Viena)
Caracterizada por uma maltosidade elegante e suave que seca no final para evitar se tornar doce.
Munich Dunkel (Dunkel de Munique)
Dominada por um sabor rico e complexo que lembra casca de pão. O gosto pode ser moderadamente doce. Caramelo suave, chocolate, tostado ou semelhante a nozes podem estar presentes.
Traditional Bock (Bock Tradicional)
Uma lager escura, forte e maltosa. Coloração de cobre claro a marrom. Bem atenuada, não enjoativa.
Blonde Ale
Cerveja artesanal americana fácil de beber, agradável, focada no malte. Aroma adocicado de malte de baixo a moderado. Cor de amarelo claro até dourado profundo.
English Pale Ale (Pale Ale Inglesa)
Coloração de dourada a cobre profundo. Transparência de límpida a brilhante. Ênfase na adição de lúpulos para amargor.
Irish Red Ale (Red Ale Irlandesa)
Aroma de malte de baixo a moderado, em geral de caramelo, mas ocasionalmente de natureza tostada. Pode ter um leve caráter amanteigado.
American Pale Ale (Pale Ale Americana)
Refrescante e lupulada, é uma adaptação americana da English Pale Ale. Normalmente de cor clara e com menos sabores de caramelo do que sua contraparte inglesa.
Russian Imperial Stout (Stout Russa Imperial)
Uma ale escura de sabor intenso e forte. Torrada, frutada, doce-amargo, com presença de álcool perceptível. Sabores de frutas secas se misturam com o torrado, queimado.
English IPA (IPA Inglesa)
Uma pale ale lupulada, moderadamente forte que apresenta características consistentes com o uso de maltes, lúpulos e leveduras.
Weizen/Weissbier
Uma ale clara à base de trigo, condimentada, frutada e refrescante. Uma tradicional ale de trigo que é uma especialidade de verão, mas geralmente produzida o ano todo.
Saison
Combinação de sabores frutados e condimentados, com baixa a moderada presença de álcool de certa acidez. O sabor frutado é frequentemente cítrico (semelhante a laranja ou limão).
Glossário
ABV - Alcohol by Volume
Volume de álcool por volume total de líquido (álc. / vol.). Expressa o teor alcoólico. Uma Belgian Blond Ale tem de 6% a 7,5% de ABV, enquanto uma Barleywine tem de 8% a 12%.
Ale
Pode referir-se:
- a um tipo de levedura que trabalha melhor em temperaturas mais elevadas (levedura de alta fermentação);
- à cerveja fermentada com esta levedura (tipo ale).
Drinkability
Facilidade em beber. Termo utilizado para designar a palatabilidade geral de uma cerveja. Quanto maior o "drinkability" mais vontade você tem de beber e continuar bebendo determinada cerveja. Cervejas de baixa drinkability não devem ser consideradas "piores" do que cervejas de alta drinkability.
IBU - International Bittering Units
Unidades Internacionais de Amargor. Escala referente ao amargor do lúpulo. Uma Weiss tem de 8 a 15 IBUs, enquanto uma IPA tem de 40 a 60 unidades de amargor.
Lager
Pode referir-se:
- a um tipo de levedura que trabalha melhor em temperaturas mais baixas (levedura de baixa fermentação);
- à cerveja fermentada com esta levedura (tipo lager);
- ao processo pelo qual a cerveja é maturada em temperaturas baixas (comumente em caves, cavernas ou adegas) por longos períodos de tempo - lagering.
Fonte: Diretrizes de Estilo para Cerveja do Beer Judge Certification Program (BJCP)