Às vésperas de mais um casamento real, jornais, revistas e sites do mundo inteiro estão com os holofotes voltados para a noiva do príncipe Harry, a ex-atriz Meghan Markle. Mas, recentemente, palpites sobre o vestido e demais escolhas da noiva estão dividindo espaço com outro assunto: o emagrecimento exagerado da intérprete de Rachel Zane, da série Suits. Segundo a revista OK!, ela teria perdido cerca de 10 quilos em função da ansiedade pré-nupcial, convertendo-se em mais uma "bridezilla", mistura de bride (noiva, em inglês) com Godzilla, termo usado para designar noivas "neuróticas".
Uma fonte da publicação teria dito que ela "não tem fome, come à força. Realmente anda muito nervosa e mal consegue dormir".
Fato é que, independentemente de ser uma celebridade ou uma desconhecida, a ansiedade é bastante comum entre as noivas:
— Vivemos na sociedade do espetáculo. Nos tempos atuais, elas imaginam o casamento postado em todas as redes sociais, o momento da festa, tudo perfeito. A cobrança de perfeição e a tentativa de controlar todas as situações leva a um grande estresse. Então, as noivas ficam ansiosas por anteciparem o tempo todo o evento, o vestido, os detalhes, a festa — diz a doutora em psicologia Magda Mello, presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.
O que parece ser o caso de Meghan – mas que poderia acontecer com qualquer mulher – é a diminuição do apetite em função do envolvimento com o grande dia. Do lado oposto, há quem aumente a ingestão de alimentos, especialmente os ricos em carboidratos.
— Tudo isso é causado pela ativação do hipotálamo, onde fica situado nosso centro de fome e de saciedade — explica a nutricionista Fernanda Miraglia, professora de graduação e do mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle.
Contudo, Magda lembra que nem todo mundo "compensa" no prato os desequilíbrios emocionais.
— A ansiedade poderá desencadear um desequilíbrio, fazendo com que se lance mão de um sintoma manifesto na alimentação. As noivas que comem demais já têm, provavelmente, esta característica, a de se acalmar com a comida diante de situações estressantes — pondera.
Embora conter a ansiedade não seja fácil, Magda dá algumas dicas para fugir da "tensão pré-nupcial": evitar brigas e discussões desnecessárias, compartilhar as decisões com o parceiro e definir os detalhes da festa com quem entende do assunto.
Já na hora de sentar à mesa, Fernanda recomenda manter a rotina alimentar a qual se está habituada, sem inventar dietas malucas. Além disso, ela indica manter a hidratação e apostar nos alimentos ricos em triptofano:
— Feijão, lentilha, banana, frango, aveia, oleaginosas e leite têm essa substância que causa bem-estar — ensina.