Criado para ajudar a transformar o mundo por meio da ação e do desenvolvimento de jovens lideranças em suas comunidades, o programa mundial Rotaract completa 50 anos nesta semana alimentando o mesmo propósito inicial: ajudar para se desenvolver.
Vinculada à organização humanitária Rotary International, a iniciativa surgiu nos Estados Unidos e hoje tem milhares de voluntários pelo mundo, contando com 639 clubes espalhados pelo país, 70 deles só no Rio Grande do Sul. No Estado, as primeiras unidades surgiram em 1979 nas cidades de Santa Rosa, Erechim e Lajeado.
Participando do projeto há quase 5 anos, a diretora de comunicação da Rotaract Brasil, Patrícia Kuhn, explica que a proposta é voltada a pessoas entre 18 e 30 anos que possam desenvolver voluntariamente habilidades profissionais e de gestão conectadas à liderança em projetos sociais. Na prática, os associados se reúnem periodicamente em seus clubes e avaliam a realização de trabalhos ajudam a suprir necessidades locais.
— Nesse processo em que cada um vai fazendo a solução de cada um desses problemas, a gente consegue transformar o mundo com pequenas ações. É por isso que a gente se une e vê tanto valor no que a gente faz, porque isso causa um impacto muito grande. Ele começa pequenininho, com o sonho de uma pessoa que vai se unindo com todas as outras — diz Patrícia.
As atividades desenvolvidas no Estado variam conforme as localidades e a possibilidades de ação dos clubes, incluindo brechós beneficentes até organização de baile de debutantes coletivo, como o realizado recentemente em Venâncio Aires.
Em celebração ao meio século de atividade, as unidades nacionais, distribuídas em 38 distritos, elaboraram uma cartilha com as "50 formas de transformar o mundo". Nela, constam sugestões de ações, como cadastro para doação de medula óssea, arrecadação de ração para ONGs de proteção aos animais abandonados e a organização de um dia de lazer para crianças.
— Todas as nossas atividades são voltadas para o profissionalismo, e isso contribui para que a gente faça networking, conheça pessoas também junto ao Rotary. Esses conhecimentos e estímulos de liderança acabamos levados para outros aspectos da nossa vida — diz o diretor de projetos Tiago Patias, há 8 anos no Rotaract.
Além de ações externas, o programa realiza eventos internos, como palestras, concursos e treinamentos, para aprimorar habilidades dos participantes e auxiliá-los na elaboração de projetos. Até o próximo domingo (18), diversas atividades serão desenvolvidas pelos clubes no Estado.
Mais informações sobre eventos e atividades podem ser acessadas no site do Rotaract ou na página do programa no Facebook.