O Civic que marcou o começo da produção de veículos de passeio pela Honda no Brasil movimentou o MIAU (Museu da Imprensa automotiva), em São Paulo. A exposição do automóvel com chassi número 1, fabricado em 1997, integra a comemoração dos 20 anos do modelo no país se encerrou neste domingo (17).
Desde o seu lançamento, o sedã médio introduziu no mercado nacional inovações e tecnologias.
O Civic foi um dos principais responsáveis pela construção da história e da imagem da marca japonesa no país. Em cinco gerações, mais de 630 mil unidades foram produzidas. Somados aos modelos importados a partir de 1992, chegam a 650 mil veículos. Visual ousado e avançada tecnologia, o sedã médio Honda liderou por diversas vezes o seu segmento. A atual geração foi lançada no segundo semestre de 2016 já como modelo 2017 conta com cinco versões incluindo a primeira equipada como motor turbo.
O primeiro Civic montado no país trouxe recursos inovadores e diferenciados para a sua época. Tinha tecnologias como suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, motor com bloco e cabeçote em alumínio, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.
Montado seguindo os padrões globais da marca em processo de produção e componentes, nas versões mais completas, o Civic contava transmissão automática, controle eletrônico de velocidade, freios ABS e airbag duplo. Em 1999 o modelo receberia um leve facelift e mais equipamentos.
A fábrica da Honda no Sumaré, no interior de São Paulo, já produziu 1,7 milhão de veículos. Além das diversas gerações do Civic, também saem da linha de montagem paulista, o sedã City, o hatch Fit e os utilitários esportivos HR-V e WR-V.