Os proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul devem ficar atentos aos prazos finais de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Termina, nesta semana, o calendário de pagamento para os últimos três grupos de veículos conforme a numeração final da placa.
Leia também:
Petrobras eleva preço do diesel em 4,3% e da gasolina em 2,2% nas refinarias
Imposto de Renda 2017: passo a passo da declaração para aposentados do INSS
Esta segunda-feira é a data-limite para automóveis com as placas com final 8. O prazo para os veículos com final de placa 9 termina na quarta-feira, e com final zero, na sexta-feira. Segundo informações divulgadas pelo governo estadual, 70,3% dos contribuintes já realizaram o pagamento do imposto, chegando a uma arrecadação de R$ 1,75 bilhão.
Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo cem notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto.
Aplicativo e site especial do imposto
A Receita Estadual espera arrecadar com o IPVA deste ano cerca de R$ 2,6 bilhões, sendo que metade desse valor é creditada de maneira automática para as prefeituras conforme o município de emplacamento do veículo.Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda disponibilizou um site específico sobre o imposto, onde é possível consultar dados como multas e pendências.
O contribuinte também pode baixar o aplicativo da NFG, disponível gratuitamente nos sites Google Play e App Store. Com ele, é possível se informar sobre os dados relativos ao IPVA 2017.