O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, chegou a Paris nessa quarta-feira (26), indicou seu porta-voz, um dia antes de uma cúpula com os aliados de Kiev e em um contexto de forte atividade diplomática com vistas a deter a invasão russa.
Zelensky se reunirá nesta quarta-feira com seu contraparte francês, Emmanuel Macron, para preparar a cúpula de quinta, da qual participarão os dirigentes da "coalizão de voluntários", que buscam dar "garantias de segurança" a Kiev
Esse grupo de países, liderado por Reino Unido e França, estuda a possibilidade de mobilizar tropas de manutenção da paz na Ucrânia, caso um cessar-fogo seja alcançado.
Segundo uma fonte diplomática, mais de vinte países da União Europeia e/ou da Otan, entre eles Reino Unido, Canadá, Noruega e Turquia, foram convidados para a cúpula.
Na terça-feira, a presidência francesa indicou que, em sua reunião bilateral com Zelenky, Macron irá reiterar "que a França terá como prioridade máxima a continuação e intensificação de seu apoio militar e financeiro à Ucrânia".
Mais de três anos depois da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, o Exército russo segue sua ofensiva atacando cidades e povoados, enquanto as conversas com os Estados Unidos prosseguem.
* AFP