Foram aplicadas 2,7 mil a mais de doses da vacina contra a febre amarela neste mês em comparação com janeiro de 2016 em Porto Alegre. Ao todo, 3.685 doses foram ministradas na rede de saúde da Capital. Os números, porém, ainda são parciais. Em todo o mês de janeiro do ano passado, foram aplicadas 899 doses. As informações são da Rádio Gaúcha.
Mesmo com o aumento da procura, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre garante que está mantendo a reposição da vacina. Para o mês de fevereiro foi solicitado 50% a mais de doses do que o habitual para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.
Leia mais:
Febre amarela é ameaça ao RS? Doença já matou 23 pessoas em MG
Com casos em São Paulo e Minas Gerais, febre amarela volta a preocupar
Moradores da Serra agridem bugios por medo de febre amarela
Apesar de não haver registros de febre amarela no Rio Grande do Sul desde 2009, o ressurgimento de um grande número de casos suspeitos da doença no País deixou o Estado em alerta.
Em 11 de janeiro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (CEVS/SES) emitiu Alerta Epidemiológico sobre a febre amarela. Entre as recomendações do documento, está a atualização da situação vacinal da população sem vacina ou com o esquema incompleto, além de vacinação de viajantes para áreas de recomendação de vacinação e/ou circulação do vírus amarílico conforme indicação do Ministério da Saúde. Esta vacinação deve ser realizada no período não inferior a 10 dias da sua viagem.