A luta contra a balança é algo comum para muitas pessoas. Mas conseguiria um obeso mórbido, que pesava 206kg, se tornar um exemplo de boa forma física? Sim. Esse é o caso de Richard Branscum, 26 anos, que perdeu 136kg e se tornou um fisiculturista.
Em 2005, o garoto norte-americano perdeu o pai e começou a comer desesperadamente. Nessa época, ultrapassou os 200kg e se tornou obeso mórbido – o grau mais elevado de obesidade.
Rich, como é conhecido, não cabia na cadeira da escola e sofria com o preconceito dos colegas. Mas a mudança veio quando um médico lhe alertou que, se continuasse daquele jeito, não teria mais muito tempo de vida.
– Ele me disse que eu estaria morto quando eu tivesse 21 anos ou ficaria em uma cama o resto da minha vida, até eu morrer – contou ao jornal New York Post.
Leia mais
Mulher que perdeu quase 100kg mostra transformação do corpo
Miss que perdeu 80kg fala sobre preconceito: "Fui ofendida da pior maneira"
A partir desse momento, ele resolveu mudar de vida. Com a ajuda do médico e do dono de uma loja de nutrição, ele começou a emagrecer. O apoio dos dois, segundo ele, foi fundamental.
– Eu perdi mais de 130kg com a ajuda deles. Se tornaram irmãos que eu nunca tive e são como uma família para mim – disse ao periódico.
Rich chegou a pesar 75kg, mas adquiriu outros 80kg de músculos, em razão dos treinos fortes que faz na academia. Sobre a mudança, ele explicou:
– Nunca pensei que as pessoas fossem me pedir conselhos de saúde e agora, diariamente, me pedem para ajudá-las a perder peso. É a melhor sensação do mundo.