A data de 21 de outubro certamente ficará eternizada na memória de seis pacientes com câncer do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Foi nesse dia que as meninas realizaram um sonho aparentemente incompatível com a rotina extenuante de tratamento e internações: comemoraram seus 15 anos em uma típica festa de debutantes, organizada por voluntários.
Como se não bastasse a emoção do momento, um elemento surpresa tornou a comemoração ainda mais especial: o cantor sertanejo Luan Santana surgiu inesperadamente na festa, deixando as aniversariantes – e todos os convidados – incrédulos.
– Eu não sei se foi sonho ou realidade. Nunca poderia imaginar que, na minha festa de 15 anos, eu iria abraçar o Luan Santana. Desde pequena sempre gostei dele e poder abraçá-lo foi espetacular – conta, empolgada, Eduarda Carvalho.
Leia também
Trabalho voluntário no Hospital Conceição ajuda mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama
Mulher com câncer faz sucesso dançando no quarto do hospital e afirma: "O riso é o melhor remédio"
A ideia da festa surgiu no mês de março, a partir de uma conversa entre a professora Silvia Ricci e a paciente Geane Sibeli Jacinto no Hospital São Vicente de Paulo. Em meio às aulas para os jovens com câncer internados, a professora descobriu que a adolescente nutria o sonho de ter uma festa de 15 anos e usar um vestido de princesa. Geane trata há cerca de um ano um osteossarcoma na perna.
Comovida, Silvia tomou para si a missão de realizar o desejo da menina. Contatou então a psicóloga do Centro Oncológico Infantojuvenil do hospital, Janaína Reolon Biasi, que teve a ideia de estender a festa às outras cinco meninas em tratamento oncológico na instituição. Janaína e Silvia uniram-se ao Desenhando Sorrisos, grupo que realiza trabalho voluntário em prol das crianças internadas no hospital, e criaram o Projeto Cinderela, para viabilizar o planejamento da festa. Foram mais de cinco meses de trabalho duro para organizar cada detalhe da celebração.
No grande dia, a preparação das meninas começou cedo: elas receberam tratamento especial em um salão de beleza de Passo Fundo, com direito a maquiagem e penteado. Enquanto isso, o salão da festa já as esperava com pista de dança, palco, decoração e luzes prontos.
As debutantes entraram na festa ao som de suas músicas preferidas, diante de familiares e amigos emocionados.
– Quando entrei, não sabia se sorria ou se chorava, foi uma emoção muito grande. Um sonho que ainda estou vivendo – conta Arieli Thereza Dornelles Oligario.
Mas o ponto alto da noite foi mesmo a chegada de Luan Santana. O cantor dançou valsa com as meninas e cantou algumas de suas músicas, arrancando lágrimas das mais fãs.
A participação do sertanejo na festa foi intermediada por uma equipe do programa Fantástico, da Rede Globo.