A pizza pode ter sido imortalizada pelos italianos, mas são os catarinenses os responsáveis por levar essa delícia a outro patamar. Em Chapecó, foi criado o porco-pizza. Muitas pessoas não entendem essa iguaria, mas é muito simples. Basta pegar uma pizza e trocar a massa por um porco desossado assado no forno.
O porco-pizza já é famoso. Em 2009, uma matéria da RBS TV deixou o prato conhecido em todo o Brasil e o cozinheiro Pedro Pesavento reconhecido como mestre nessa iguaria. Mas a receita dele não é a única no Oeste de Santa Catarina.
No restaurante Raízes, em Chapecó, Vilson Jorge Pedroso, o Kiko, prepara para os clientes há 12 anos um porco-pizza com recheio de pepperoni, lombo canadense e calabresa.
– Outro que tem muita saída é o de rúcula com tomate seco, vamos dizer assim uma versão mais light – comenta depois de dar uma risadinha Ana Cristina Longo, esposa de Kiko e que comanda a cozinha do Raízes.
Não é tão fácil encontrar o porco-pizza no Oeste. Ele é um prato para grandes eventos. Um porquinho pequeno alimenta até 35 pessoas.
– O preparo começa no frigorífico, onde você encomenda o porco desossado. Depois você tem que ter um bom forno para assar ele, com o couro para cima, por umas cinco horas para enfim colocar o recheio e levar de volta ao forno – explica Kiko.
O molho de tomate deixa a carne do porco úmida e por ser desossada ela é muito macia. Apesar da quantidade de ingredientes salgados, o porco-pizza não fica muito temperado.
– Eu sempre fui acostumado a fazer porco. Quando comecei era porco assado, depois recheado e califórnia, até chegar o porco-pizza e dominar os pedidos dos clientes. Tem época do ano, quando tem muitos eventos como casamentos, formaturas e aniversários, quase não damos conta de tantos pedidos – completa Kiko.
APRENDA A FAZER
Ingredientes:
Um porco desossado
Linguiça calabresa
Pepperoni
Lombo canadense
Cheiro verde
Cebolinha
Queijo muçarela
Azeitona verde
Orégano
Tomate
Cebola
Molho de tomate
Milho verde
Ervilha
Modo de preparo:
Coloque o porco desossado aberto virado com o couro pra cima pra assar em forno com temperatura entre 180 e 200 graus por em média cinco horas. Depois vire o couro pra baixo, passe o molho de tomate em todo o porco e monte o recheio.
O recheio é um refogado com linguiça calabresa, pepperoni, lombo canadense, cheiro verde, cebolinha, cebola, azeitona verde, milho e ervilha. Depois de colocar o molho você colocar o queijo muçarela ralado, cobrindo todo o recheio. Acrescente orégano, tomates para decorar e algumas azeitonas. Leve mais uma vez ao forno e deixe até gratinar o queijo.