Os gaúchos devem enfrentar mais um veranico com a chegada de uma nova onda de calor nos próximos dias. Durante a semana, as máximas no Rio Grande do Sul podem chegar a 30°C em algumas regiões. Neste fim de semana, a tendência é de predomínio do sol na maioria dos municípios gaúchos, mas a chuva volta a partir de segunda-feira, e o tempo instável persiste até quarta.
O sábado começou com forte cerração no interior do Estado e na Região Metropolitana. De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Serafina Corrêa registrou mínima de 0,8°C por volta das 7h. Em Jaguarão, fez 3,8°C, e, em Quaraí, a temperatura no início da manhã foi de 4,3°C. Vacaria e São José dos Ausentes registraram mínima de 4,3°C e 7,8°C, respectivamente. Em Porto Alegre o dia começou com 7,6°C.
Leia mais:
Notícia que aponta sul do Brasil como lugar mais gelado do mundo é falsa
São Joaquim (SC) registrou neve no último fim de semana
Granizo danificou 2.5 mil casas em todo o Estado na smeana passada
O sol aparece e provoca aquecimento na tarde deste sábado. As máximas devem ficar em torno de 20°C na maioria das regiões, mas podem chegar a 26°C em alguns pontos.
Segundo a Somar Meteorologia, a previsão para o domingo é de um aquecimento um pouco mais forte no Estado. O dia começa com mínimas entre 5°C e 10°C, com cerração. Aos poucos, o sol aparece e as temperaturas se elevam, podendo passar dos 26°C.
O calor mais intenso chega no início da semana. Na segunda-feira, a previsão é de até 30°C em algumas regiões. O tempo fica instável e uma frente fria pode provocar chuva isolada no Sul, com pancadas isoladas durante a noite. A frente fria avança na terça e deve se manter até quarta-feira no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Somar, não há previsão de frio intenso como o dos últimos dias para a semana. A tendência é que as mínimas caiam um pouco mais somente a partir de sexta-feira.
*Zero Hora