Os amantes do calor fora de época que tomou conta do Rio Grande do Sul nos últimos dias já devem se preparar para o retorno do frio. A volta das baixas temperaturas e do tempo instável já tem data: a partir de terça-feira, a entrada de uma frente fria no Estado provoca queda nos registros dos termômetros e traz chuva para todas as regiões.
Leia também
Após sequência de dias frios, temperatura chegou a 29ºC no RS
Julho começa com previsão de chuvas frequentes e ondas de frio
A segunda-feira ainda fará os gaúchos se lembrarem do verão. A temperatura segue alta, perto dos 30°C, e o tempo fica ensolarado em todo o Estado, assim como foi no fim de semana. No dia seguinte, o quadro muda. À tarde, a instabilidade chega com força em todas as regiões.
– Estamos com um bloqueio atmosférico que mantém as frentes frias no Uruguai e o ar seco aqui. Os ventos que sopram no norte do país também trazem a sensação de calor. A virada tem início na terça, com muita chuva, pois essa frente fria realmente entra no Estado – explica Evandro Magalhães, da Somar Meteorologia.
Mas o dia que registrará uma queda ainda mais brusca na temperatura será a quarta-feira. A expectativa é que as mínimas na maior parte do Estado fiquem abaixo de 10°C, e as máximas não ultrapassem os 20°C. Em Santa Maria, os termômetros devem variar de 5°C e 19°C. Já na Capital, a mínima esperada é 12°C, e a temperatura pode chegar próxima aos 20°C. Na fronteira oeste, em Uruguaiana, a previsão é de 9°C e 15°C.
Devido à umidade e à queda das temperaturas, a cerração volta com intensidade depois de quarta-feira. O leste do Estado será a região mais atingida.