O Rio Grande do Sul pode ter chuva forte e queda de granizo nesta quinta-feira, conforme a Somar Meteorologia. As precipitações mais significativas devem ocorrer no Norte e no Litoral Norte.
O Estado já registrou queda de granizo em cidades do Norte, Noroeste e Serra entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira. Em Não-Me-Toque, o fenômeno durou cerca de 10 minutos e destelhou dezenas de casas. Em Soledade, o granizo causou estragos na área rural.
Em Passo Fundo, no Norte, o termômetro deve ficar entre os 12°C e 19°C. Em Caxias do Sul, na Serra, entre os 9°C e 17°C. Em Santa Maria, na Região Central, a temperatura deve variar entre 20°C e 12°C, e Pelotas, no Sul, entre 11°C e 18°C.
Na sexta-feira, a área de instabilidade que deixou o tempo ruim no Estado estará em deslocamento para Santa Catarina, o que ainda deve provocar chuva por quase todo o solo gaúcho. A exceção será apenas a Fronteira Oeste, que terá predomínio de sol. A temperatura pode variar entre 10°C e 17°C em Passo Fundo, 9°C e 16°C em Caxias do Sul, 11°C e 17°C em Santa Maria e em 12°C e 17°C em Pelotas.
No sábado, ainda pode chover fraco nas cidades próximas a Santa Catarina, mas o sol deve predominar na maioria das regiões. Com a saída da área de instabilidade, uma frente fria se formará no Estado, o que provocará queda na temperatura, explica a técnica em meteorologia da Somar, Patrícia Vieira. Em Vacaria, a mínima prevista é de 0°C.
O frio se tornará mais intenso no domingo, com previsão de temperaturas negativas. Em São José dos Ausentes, a mínima será de -2°C. Durante a semana, a temperatura deve subir gradualmente, e não deve voltar a chover até o próximo final de semana.