Quem saiu de casa na tarde desta sexta-feira deve ter tido um vislumbre do verão em pleno inverno gaúcho. Depois de ondas de frio extremo em junho, o mês de julho começou atingindo marcas próximas a 30ºC – em Campo Bom, no Vale do Sinos, os termômetros registraram 29ºC à tarde.
Com temperatura máxima acima dos 25ºC em diversas cidades, o tempo abafado predominou em todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre, Alegrete e São Borja, fez 27ºC. Já em Cruz Alta e Quaraí, 26ºC.
Leia mais:
Depois de começar com frio extremo, junho termina com veranico no RS
Julho começa com previsão de chuvas frequentes e ondas de frio em todo o RS
Lençol térmico: qual a maneira segura de usar?
A meteorologista Thaize Baroni, da Somar, explica o fenômeno responsável pelo calor fora de época: um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico está barrando a entrada de uma frente fria no Rio Grande do Sul. Com isso, os chamados ventos de quadrante norte, que sopram do norte do país, ganham espaço.
– O vento que vem da região central do país é bem quente. Ele traz esse ar seco, que dá a sensação de tempo abafado – comenta.
Para quem deseja curtir o final de semana ao ar livre, a boa notícia é que o veranico deve perdurar até a segunda-feira. O final de semana deve ser marcado por uma grande amplitude térmica, com temperaturas variando entre os 11ºC e 13ºC de manhã e superando os 25ºC à tarde. No interior do Estado, a umidade relativa do ar cai, acentuando a sensação de abafamento.
De acordo com a Somar, a previsão é de que o tempo mude entre a próxima terça e quarta-feira, com a chegada de uma nova frente fria e chuva. Na quinta-feira, as temperaturas devem cair novamente, e o Estado volta à cara da estação.