Agora são três as opções de transporte individual de passageiros em Porto Alegre. Um dos principais concorrentes do Uber, a start-up indiana WillGo estreou na Capital nesta terça-feira. A reportagem de Zero Hora comparou os serviços prestados por táxi, UberX e pelo serviço Smart (de carros populares) do novo aplicativo – assim como o Uber, o WillGo ainda não é regulamentado – para um deslocamento da esquina das avenidas Ipiranga e Erico Verissimo até a Rodoviária.
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No primeiro dia de funcionamento da nova plataforma, ela saiu na frente no quesito economia: a corrida custou R$ 10, R$ 1,72 a menos que o Uber e R$ 6 a menos que o táxi – em uma viagem mais longa, a tendência é de que o Uber saia mais barato, porque os valores de minuto e quilômetro rodado são mais baixos que os do WillGo. A espera por um carro, por outro lado, foi maior que a do principal concorrente: foram 20 minutos no aguardo, mais do que o dobro do tempo que o Uber levou para chegar. Devido a problemas técnicos, o táxi demorou ainda mais para chegar: 22 minutos. Veja como foram as corridas:
WillGo
A repórter Bruna Vargas fez o trajeto da Ipiranga até a Rodoviária pelo novo aplicativo. Confira o relato abaixo:
Um dos mais populares sistemas de pagamento online do mundo, o PayPal está longe de ser um modo corriqueiro de acertar as contas no dia a dia dos brasileiros. Mas na lógica internacional do WillGo, foi considerado a melhor forma – e única – de os passageiros efetuarem o pagamento das viagens. Esse é, provavelmente, o ponto mais desfavorável do recém-chegado aplicativo na Capital – que, por enquanto, está disponível apenas para sistema Android. O problema é que também é seu cartão de visitas.
Para realizar o registro no WillGo e começar a utilizá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no PayPal – o que não chega a ser um grande problema se estiver disposto a perder alguns minutos. No caso da reportagem, entre cadastros malsucedidos, o processo levou mais de uma hora. Feito o cadastro no aplicativo, pedir um veículo segue mais ou menos a mesma lógica do Uber: primeiro se escolhe o tipo de corrida (há de se ficar atento para a "seleção natural" do app, que indica o serviço Black, mais caro) e, depois, é possível estimar o valor até o destino.
No caso do WillGo, onde a tarifa base do serviço Smart (de carros populares) é R$ 4, o valor estimado para o trajeto das imediações de Zero Hora até a Rodoviária foi entre R$ 10 e R$ 20. O condutor aceitou a corrida rapidamente, mas, como se deslocava da Zona Sul, levou 20 minutos para chegar. Ao entrar no carro, identifiquei uma bolsa térmica característica dos Uber, que costumam oferecer água aos passageiros.
– Tu pode me dizer o que significa isso? – perguntou o motorista, indicando a palavra arrived (chegou, em inglês, na tela do smartphone).
Ajudei-o a dar início à corrida, sua primeira pelo serviço novo. Pelo Uber, onde segue atuando como parceiro, já tinha realizado outras sete. O Uber garante que não há conflito em parceiros do app atuarem para outras plataformas.
– Achei esse aplicativo um pouco mais complicado. Não sei falar inglês – reclamou da nova plataforma (para os passageiros, há a opção de escolher o idioma).
O condutor que deixou o emprego em um escritório para atuar como motorista acredita que Uber e WillGo devem se misturar na Capital. Ele conta que outros motoristas do aplicativo mais popular mostraram interesse em operar nas duas plataformas, mas ainda não sabe se a nova vai compensar. O plano do WillGo, diferentemente do Uber, cobra uma taxa mensal – que, no caso dele, para três meses, fica em torno de R$ 500. E as corridas ainda não apareceram.
Durante a minha viagem, que seguiu tranquilamente até a Rodoviária, onde o condutor encerrou a corrida sem maiores problemas em meio aos táxis, as regalias características do Uber, como água e balas, não foram oferecidas. Mas o custo da viagem compensou: 10,60% mais barato do que uma viagem de táxi.
Forma de chamada: aplicativo do WillGo
Número de tentativas: 1
Tempo de espera: 20 minutos
Modelo do carro: Hyunday HB20 Sedan
Ar condicionado: sim (desligado)
Estado de conservação: bom
Limpeza: bom
Duração da viagem: 12 minutos
Preço da corrida: R$ 10
Forma de pagamento: cartão de crédito via PayPal pelo aplicativo
Motorista dirigiu de maneira prudente: sim
Outros benefícios: não
Uber
A assistente Júlia Burg conferiu como seria o mesmo trajeto pelo Uber. Confira o relato abaixo:
O UberX foi pedido às 14h51min, e, em sete minutos, dois a mais do que o estimado pelo app, o motorista surgiu no ponto solicitado. Quando me dirigi à porta traseira do veículo, o motorista pediu para que eu sentasse à frente. Ele explicou que tem medo de ser identificado como funcionário do Uber por taxistas e pela fiscalização – especialmente, justificou, porque iríamos para a Rodoviária, um local de grande concentração de táxis. Durante o trajeto, o motorista perguntou se o ambiente no carro estava bom (o ar-condicionado estava desligado e uma das janelas aberta), mas não ofereceu água nem aperitivos, uma das características das viagens com o Uber. O interior do veículo estava limpo e bem conservado, e o rádio permaneceu desligado durante todo o tempo. A viagem foi tranquila, com duração de 11 minutos.
Forma de chamada: aplicativo do Uber
Número de tentativas: 1
Tempo de espera: sete minutos
Modelo do carro: JAC Motors J3
Estado de conservação: bom
Limpeza: bom
Ar condicionado: sim (desligado)
Duração da viagem: 11 minutos
Preço da corrida: R$ 11,72
Forma de pagamento: cartão de crédito no aplicativo
Motorista dirigiu de maneira prudente: sim
Outros benefícios: não
Táxi
A repórter Fernanda da Costa conta como foi a mesma corrida por táxi. Confira no relato abaixo:
Quando o taxista aceitou a corrida, estava a uma quadra de onde eu aguardava, e o tempo de espera calculado pelo aplicativo foi de um minuto. Mas o carro demorou 22 minutos para chegar – o dobro do tempo da corrida. A explicação do motorista foi de que o carro teria apagado e não ligado mais. O condutor disse que não comunicou o motivo do atraso pelo aplicativo porque a internet estava "sem sinal" para mandar uma mensagem. Durante a corrida, o taxista dirigiu de forma prudente, mas não ofereceu nenhum benefício: o rádio e o ar-condicionado estavam desligados.
Forma de chamada: EasyTaxi
Número de tentativas: 1
Tempo de espera: 22 minutos
Modelo do carro: Chevrolet Classic
Ar-condicionado: não observado
Estado de conservação: ruim, apresentou problemas para pegar
Limpeza: regular
Duração da viagem: 11 minutos
Preço da corrida: R$ 16
Forma de pagamento: dinheiro (mas aceitava cartão)
Motorista dirigiu de maneira prudente: sim
Outros benefícios: não