O projeto de um aplicativo desenvolvido no Rio Grande do Sul está entre os 10 finalistas do Prêmio Desafio de Impacto Social Google 2016. Criado pela ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, o app Laudelina tem como objetivo amparar juridicamente trabalhadoras domésticas e promover uma rede social interna de organização entre as profissionais.
Leia mais:
CPI dos Crimes Cibernéticos aprova texto que veda bloqueio ao WhatsApp
Saiba antes: lançamentos e comentários dos principais games do momento
Esta é a segunda edição da premiação no Brasil, em que os finalistas disputam um prêmio de R$ 1,5 milhão para desenvolver um aplicativo que tenha impacto social. A votação se encerra nesta segunda-feira e pode ser feita pelo site do prêmio. O resultado será divulgado na terça-feira, em um evento em São Paulo. Serão escolhidos quatro ganhadores: três selecionados pelos jurados e um pelo voto popular.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), no primeiro trimestre de 2015, o Brasil contava com 6 milhões de pessoas no trabalho doméstico. Desse contingente, 92% eram mulheres.
Conforme o Pnad 2011, 61% das mulheres no trabalho doméstico eram negras. Tais mulheres também possuíam rendimento médio inferior ao salário mínimo e baixa escolaridade. Apenas 24,5% trabalhavam com carteira assinada.
– Os dados comprovam que tratam-se de trabalhadoras em condição de vulnerabilidade social. É necessário assegurar que elas tenham conhecimento dos seus direitos e a possibilidade de exigi-los – explicou Michele Savicki, coordenadora de projetos da Themis.
O nome Laudelina foi escolhido em homenagem a Laudelina de Campos Melo, a primeira mulher a criar um sindicato de trabalhadoras domésticas.
Conheça o conteúdo previsto para o app:
– Compartilhamento sobre direitos trabalhistas e métodos de garantia destes
– Guia didático e interativo dos direitos trabalhistas
– Calculadora de benefícios
– Lista de órgãos mais próximos de proteção dos direitos, conforme a localização da trabalhadora doméstica
– Rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região, para auxiliar na demanda sindical