Não é a primeira vez que o WhasApp é alvo de bloqueio pela Justiça no Brasil – a partir das 14h desta segunda-feira, por determinação judicial, o aplicativo deve ser bloqueado em todo o país por 72 horas. Menos de seis meses atrás, em dezembro de 2015, os brasileiros tiveram o amargo aperitivo de ficar sem o aplicativo de mensagens gratuitas.
À época, a Justiça de São Paulo determinou o bloqueio do Whatsapp em todo o território nacional por 48 horas. O autor da ação, mantido em sigilo, pediu o bloqueio às empresas de telecomunicações em função de uma investigação sobre "quebra de sigilo de dados". A medida cautelar foi imposta, sob pena de multa em caso de descumprimento, mas não chegou a durar o tempo previsto.
Leia mais:
WhatsApp deixará de funcionar em alguns modelos de celulares
Nova versão do WhatsApp permite enviar textos em negrito e itálico
Nas primeiras 24 horas de bloqueio, o desembargador Nilson Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), determinou a liberação do app em todo o Brasil. A decisão do desembargador Xavier de Souza, defendeu que "em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa" – o bloqueio teria ocorrido porque o Facebook, que é dono do WhatsApp, não forneceu informações solicitadas pelo Ministério Público de São Paulo em meio a uma investigação criminal.
Na ocasião, em mensagem postada em seu Twitter, o criador do app, Jan Koum, lamentou a interrupção do serviço no Brasil. Ele criticou a decisão judicial que suspendeu o WhatsApp, classificando-a como míope.
Apesar de ter durado apenas algumas horas, o bloqueio também provocou a indignação de muitos usuários. Por outro lado, centenas de brasileiros resolveram rir da própria situação, criando memes sobre o bloqueio do app. Relembre alguns: