Um objeto vai acompanhar os gaúchos durante todo o final de semana: o guarda-chuva. Segundo a meteorologista Thaize Baroni, da Somar Meteorologia, o tempo instável já marca presença a partir da tarde desta sexta-feira em praticamente todo o Estado. É o caso da Região Metropolitana, que deve ver a chuva chegar ainda nesta sexta. A temperatura máxima não deve passar dos 16ºC à tarde e à noite pode cair para 13ºC, mas em razão do vento, a sensação pode ser de 10ºC. E atenção à umidade: durante todo o final de semana deve ficar acima de 70% em todo o Rio Grande do Sul, o que é classificado como muito alta.
Leia mais:
7 dicas para curtir o frio no Rio Grande do Sul
Confira a previsão do tempo para a sua cidade
No extremo norte do Estado, o tempo nublado vai predominar e a chuva pode chegar a qualquer hora. Na Região Central, as pancadas de chuva podem vir com um pouco mais de intensidade. A única região que pode ter tempo firme é o extremo sul.
O frio não será tão intenso quanto nos últimos dias. Os termômetros devem chegar a 23ºC em Teutônia, Campo Bom e Encruzilhada do Sul.
No sábado, o tempo continua instável na maior parte do Estado. Na faixa leste – que inclui Porto Alegre e Região Metropolitana – as pancadas de chuva podem ser mais intensas à tarde. Céu nublado e chuvas espaçadas são esperadas nas outras regiões. Por conta da instabilidade, a temperatura não sobe muito no decorrer do dia e a amplitude térmica continua baixa. Em Porto Alegre, a mínima fica em torno de 13ºC e a máxima cerca de 18ºC.
E não há muitas esperanças quanto a tempo bom no domingo. A previsão de nebulosidade e chuva durante todo o dia se mantém, principalmente na Fronteira Oeste e no Norte. Nas demais regiões, de acordo com Thaize, a chuva continua, mas menos intensa e mais isolada. O dia deve amanhecer com 5ºC em São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 11ºC e 17ºC.