Um visitante inusitado movimentou a Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, na tarde desta quinta-feira. Fugida do Zoológico de Sapucaia do Sul, uma arara Canindé macho resolveu abrigar-se em uma das árvores da universidade.
Funcionários da Unisinos comunicaram o zoo, que iniciou uma saga ainda sem desfecho em busca do animal. A primeira tentativa foi trazer um segundo visitante: a arara Chica, de um morador da região, foi usada como isca para atrair o fujão de volta.
- Acabou que a arara voou para mais alto. Aí o pessoal do zoo deixou algumas frutas e saiu para buscar outra alternativa - relata o jornalista Rodrigo Blum, que trabalha na assessoria de comunicação da universidade.
Segundo a Fundação Zoobotânica, a arara está sendo monitorada desde a sua fuga - ela esteve em outros locais da região antes de chegar à universidade. Após o resgate frustrado, tratadores construíram uma arapuca para tentar retirar o animal sem estressá-lo. A nova tentativa seria realizada no fim da tarde desta quinta-feira.
Resgatada do tráfico de animais, a arara Canindé vive no Zoológico de Sapucaia do Sul há cerca de um ano.