Quem for veranear em Capão da Canoa vai precisar de uma dose extra de paciência - e nem está se falando de carros com música alta ou longas filas nos supermercados. Uma obra de revitalização invadiu a orla: ao longo de oito das quadras mais movimentadas da beira-mar - entre a Avenida Flávio Boianovsky e a Rua Andirá - , patrolas nivelam o terreno onde outrora havia quiosques, quadras de vôlei, chuveiros e rampas de acesso à praia. Grupos de calceteiros se desdobram para alinhar, uma a uma, as pedrinhas portuguesas do novo calçadão, inspirado no de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Neste trecho, não há passarela ou trilha até a praia. Quem "insiste" em chegar ao mar tem de superar uma área repleta de vigas de aço, entulhos e muitos montes de terra. Na areia da praia, há vestígios da demolição, como pregos enferrujados. A alternativa é esticar a caminhada e contornar a obra.
- Mal dá pra acreditar que às vésperas do verão chegar à beira da praia se tornou um perigo - diz a professora Vera da Silveira, veranista de Capão há mais de 20 anos.
O desabafo faz coro ao de comerciantes da região, que já preveem que os banhistas evitarão o centro da cidade. A reforma começou em outubro e deve persistir até início de fevereiro, avisa o prefeito Valdomiro Novaski (PDT). Era para ter iniciado em junho, mas houve atraso no processo de licitação e na retirada de licenças ambientais.
- Infelizmente, temos de pedir desculpas ao veranista, pois o atraso também nos pegou de surpresa - diz o prefeito.
Para contornar o transtorno, a prefeitura promete que nos próximos dias abrirá espaço no canteiro de obras para a população acessar a praia, à altura do antigo Baronda. Os banhistas também poderão sentir falta de onde comprar caipirinha ou porções de violinha: os quiosques foram removidos para a reforma, e, após a conclusão, serão apenas oito, em vez dos 30 que existiam.
Se serve de refresco, o projeto de R$ 4 milhões prevê um calçadão mais regular, ampliação das alternativas de esporte e lazer e projeto de paisagismo. As praças de Capão da Canoa também passam por reformas, e o asfalto das avenidas foi reforçado, com a expectativa de menos transtornos no trânsito em dias de chuva.
Avaliação
Orla: Ruim
Ruas: Bom
Areia: Regular
Limpeza: Bom
* Zero Hora