Mesmo em um presídio é possível ter aprendizados e momentos de bem-estar. É o caso dos apenados da Galeria H do Presídio Central de Porto Alegre (composta por gays e travestis), que tiveram oficinas de beleza proporcionada por alunos e professores do curso de Estética e Cosmética da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) nesta terça-feira. A ação ocorreu no prédio da administração, na capela do presídio.
Conheça a história de uma diretora transexual de escola da Capital
Casal de transgêneros dá à luz um filho em Porto Alegre
Por solicitação dos próprios apenados, foram realizadas oficinas, palestras e demonstrações sobre automaquiagem, cuidados com os cabelos, técnicas de massagem e postura. Também foram entregues doações de itens de beleza, arrecadados nas sedes da Fadergs, como esmaltes, cremes, pentes, escovas, entre outros produtos.
Os alunos do curso de Serviço Social da Fadergs ainda fizeram entrevistas com os apenados para conhecer suas necessidades e interesses. A proposta é contribuir no desenvolvimento de ações futuras de cidadania, preparação para o trabalho, fortalecimento de vínculos familiares, saúde e qualidade de vida.