Após mais um dia de falhas no site do eSocial para imprimir a guia dos impostos do Simples Doméstico, a Receita Federal já cogita adiar o prazo para o pagamento, que se esgota na próxima sexta-feira (6). Nesta quarta, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) analisa os problemas técnicos no site, e o diagnóstico vai embasar uma decisão do governo.
Na terça-feira, a Receita havia descartado a possibilidade de prorrogar o prazo, alegando impedimentos legais para a extensão do recolhimento.
- Se esperava que o sistema tivesse melhorado nesta quarta-feira, o que não ocorreu. Não há como obrigar o contribuinte a pagar o imposto se um problema técnico o impede - aponta o superintendente-adjunto da Receita no Rio Grande do Sul, Angelo Rigoni.
A depender do prazo apontado pelo Serpro para corrigir os erros, a contribuição correspondente a outubro pode ser adiada para o final deste mês ou ser suspensa, com as cobranças passando a vigorar apenas em novembro.
Um "Plano B" seria adaptar o site do eSocial para gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) que calcularia o valor dos impostos conforme valores informados pelos patrões. Ainda assim, seria preciso estar cadastrado no eSocial.
- Até hoje deveremos ter uma definição - projeta Rigoni.
- A questão é se valeria a pena investir muito em banda para apenas um mês de cadastro, e depois deixar toda essa capacidade parada - pondera o especialista.