Muito provavelmente nem tenham percebido, mas alguns dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste final de semana, estão sob monitoramento da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul. Eles foram identificados pelo setor de inteligência da corporação como potenciais fraudadores das provas.
"Provas do Enem estão absolutamente seguras", diz Mercadante
Tudo o que você precisa saber para fazer o Enem neste fim de semana
O acompanhamento a essas pessoas - a PF não divulga o número - ocorre a partir de denúncias específicas ou por meio de análise de perfis suspeitos. O que seria um perfil suspeito? O delegado Mauro Silveira, titular da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DRCor), explica:
- Além de receber informações de pessoas que já tentaram ou conseguiram fraudar o Enem, levantamos informações sobre aqueles que têm perfil muito diferente do da maioria dos inscritos. Por exemplo: um candidato com mestrado e doutorado fazendo essa prova. Pode ser? Sim, pode ser que seja professor de cursinho, ou algo do tipo. Mas, em alguns casos, ligamos o sinal de alerta e acompanhamos mais de perto.
O perfil dos gaúchos que farão o Enem 2015
Dez coisas para não fazer antes e durante o Enem
Mesmo antes das provas, os policiais já estão de olho nos suspeitos - assim, tentam evitar que tenham acesso ao exame, em caso de vazamento. No domingo, no entanto, o acompanhamento será mais aproximado. A polícia já tem as informações das salas onde os possíveis fraudadores farão as provas e pedirá aos fiscais que dispensem maior atenção a essas pessoas, que poderiam, por exemplo, terminar o exame antes e, de alguma forma, repassar respostas.
- Nossas suspeitas podem ou não se confirmar. Importante é que estejamos mobilizados para garantir o bom andamento do concurso - afirma Silveira.
Leia todas as notícias sobre o Enem
Leia as últimas notícias do dia
Além da Superintendência, em Porto Alegre, policiais das 13 delegacias do Estado participam do monitoramento.
* Zero Hora
Ação inédita
Polícia Federal monitora potenciais fraudadores do Enem no RS
Pela primeira vez, agentes acompanham, de maneira discreta e preventiva, inscritos denunciados ou que tenham perfis muito distintos do da maioria dos candidatos
Bruna Scirea
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project