Inundações e deslizamentos em escolas que receberiam o Enem 2015 neste fim de semana levaram o Ministério da Educação (MEC) a adiar a prova para todos os candidatos de duas cidades de Santa Catarina: Taió e Rio do Sul, ambas no Alto Vale do Itajaí. O anúncio foi feito às 15h30min desta sexta-feira, faltando menos de 24 horas para o início do maior exame do país.
Ao todo, são dois locais de prova em Rio do Sul e três em Taió. De acordo com a pasta, todos os 4.542 candidatos destes municípios serão afetados pela modificação. A nova data deve ser anunciada até a próxima semana.
O ministro Aloizio Mercadante afirma que todos os candidatos que tiveram alterações nos seus locais de prova estão sendo avisados por e-mail, mensagem de celular ou telefone. Ele explicou que "não há condições" para os candidatos destas duas cidades - além das escolas alagadas, há risco para quem tenta se mover dentro da cidade.
- Seria injusto expor os estudantes a essas circunstâncias. Não há nenhuma garantia que o rio voltará ao normal a tempo nestes dois municípios - explicou Mercadante.
Ele também garantiu que nenhum estudante será prejudicado com o Sisu ou qualquer outro programa que utilize a nota do Enem, como o Ciências Sem Fronteiras, o ProUni ou o Fies.
- Todos os candidatos de Taió e Rio do Sul poderão fazer as provas nas mesmas condições que os demais. O cartão de segurança deles continua valendo, e daremos toda o apoio que eles precisarem - afirmou o ministro.
Em SC, 162 mil pessoas estão inscritas para o Enem
As provas do Enem 2015 começam às 13h deste sábado (horário de Brasília), mas desde o começo da semana, o ministério monitora a situação em SC para evitar problemas na aplicação do Enem. No domingo, candidatos fazem a segunda parte do teste, a partir do mesmo horário.
Neste ano, o Enem será feito por 7,7 milhões de pessoas em todo o país. Em SC, são cerca de 162 mil candidatos inscritos.
Na quinta-feira, o ministério já havia divulgado a alteração de quatro locais de prova no Rio Grande do Sul, Pará, Amapá e Bahia. No dia anterior, o MEC também alterou a aplicação do exame de cerca de 2,5 mil candidatos em Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Amapá. Apenas a mudança de local nas três escolas gaúchas tem relação com a chuva, e nenhuma delas teve a data alterada - apenas mudança de local.
Mercadante ressaltou que, até o momento, não há nada que indique a necessidade de mais mudanças, inclusive nas cidades atingidas pela chuva em SC.