Uma pesquisa realizada na Universidade de Tilburg, na Holanda, revelou que rir nem sempre é o melhor remédio. Às vezes, chorar também pode deixar as pessoas mais felizes. É o que acontece quando elas derrubam lágrimas ao assistir filmes emocionantes.
Para realizar o estudo, 66 pessoas, com idades entre 19 e 33 anos, foram convidadas assistir A Vida é Bela (1998) e Sempre ao seu Lado (2009). Ao todo, 28 (23 mulheres e cinco homens) choraram durante as exibições e 32 (16 homens e 16 mulheres) não derramaram uma lágrima. Dentre os que tiveram que apelar para o lencinho, 45% choraram durante A Vida é Bela e 57% ao ver Sempre ao seu Lado.
50 filmes que você tem que assistir na Netflix
Levantamento mostra transição da preferência do público do cinema nacional pelas comédias
No final das sessões, o grupo que não chorou manteve o mesmo humor. Enquanto isso, aqueles que choraram, continuaram tristes, mas experimentaram uma sensação de felicidade cerca de 90 minutos após o término dos filmes.
Entenda por que choramos quando estamos felizes
Asmir Gracanin, pesquisador que liderou o estudo, apresenta duas conclusões para a mudança brusca de humor: a primeira, é que chorar libera ocitocina, hormônio que traz a sensação de bem-estar. A segunda, é que os filmes deixaram os voluntários tão tristes que eles fizeram um grande esforço para ficar bem. O estudo foi publicado no periódico Motivation and Emotion.