Já zombaram do seu paladar infantil porque você não gosta de comer legumes e verduras? Pois esta matéria pode ser a solução para os seus problemas!
O ideal, de acordo com a nutricionista Gabriela Zanatta Port, é comer 3 a 5 porções de frutas e 4 a 6 porções de legumes e verduras por dia. Segundo ela, o nosso paladar está muito "viciado" em alimentos de sabores doces, salgados e gordurosos. Além disso, as consistências mais aceitas pelas crianças (e alguns adultos também) normalmente são as mais homogêneas.
- Assim, os vegetais, por possuírem sabores mais característicos e consistências mais duras e crocantes, acabam precisando de uma adaptação do paladar para serem mais aceitos - explica.
- Outra situação importante é o fato das pessoas ficarem durante muito tempo sem se alimentar, não consumindo lanches intermediários existe uma queda nos níveis glicêmicos e desta forma precisando ofertar para o organismo fontes rápidas de energia como carboidratos simples (pães, massas, biscoitos...) e gorduras - completa.
Abaixo, Gabriela lista algumas dicas de como introduzir esses alimentos rotina de quem não gosta:
1. Provar o mesmo alimento mais de uma vez, em preparações variadas e com temperos diferentes.
Exemplo: salada de beterraba com azeite ou molho de iogurte ou bolo de beterraba, abobrinha recheada ou empanada.
2. Colocar o alimento dentro de preparações que goste muito.
Exemplo: cenoura no molho de tomate, beterraba no feijão ou espinafre na massa da panqueca.
3. Fazer sucos de frutas com verduras.
Exemplo: couve com abacaxi.
4. Acrescentar folhas e legumes no sanduíche, pizza, wrap, omelete e etc.