Fotos: Antares Martins, Divulgação
Aos nove anos, a alemoazinha só tinha tamanho. Gostava mesmo era de brincar e andar a cavalo na propriedade em que a família plantava arroz, no interior de São Lourenço do Sul. Para aprender um pouco mais sobre etiqueta e postura, os pais decidiram matricular a guria em um curso de modelos. Alguns meses depois, ao perceberem que a menina havia inutilizado um pelego de montaria do pai para fazer um casaco de pele para sua Barbie, eles tiveram a impressão de que aquele curso não daria a Marina Helms somente boas maneiras. Hoje, aos 23 anos, ela comemora o título de Miss Rio Grande do Sul, conquistado no final de novembro.
Ainda menina, Marina percebeu-se fascinada pelo que ela mesma chama de universo miss. Não perdia os concursos, lia tudo sobre as misses e acompanhava suas carreiras. Enquanto isso, ia crescendo e destacando-se pelo corpo esguio, os olhos verdes e os longos cabelos loiros. Na adolescência, concorreu a Garota Verão e fez trabalhos como modelo em São Lourenço e Pelotas durante bastante tempo. Até que começou a faculdade de Direito na Universidade Católica de Pelotas e passou a dedicar-se aos estudos - antes de exercer exclusivamente as funções de miss, cursava o sétimo semestre. Nos últimos dois anos, também fez estágio no Fórum de Pelotas, cidade onde morava durante a semana junto com amigas da faculdade.
E tudo ia bem na vida de Marina, exceto pelo sonho que insistia em frequentar seus pensamentos.
- Tenho impressão de que me preparei a vida toda para ser miss - diz Marina.
Acreditando que poderia vencer, decidiu participar do concurso. Eleita Miss São Lourenço do Sul, cresceu a esperança, a vontade e, claro, o compromisso. Foram seis meses de preparação para o Miss Rio Grande do Sul. Tratamentos estéticos e malhação eliminaram 10 quilos do já enxuto corpo. A alimentação passou a ser regrada, com produtos integrais, muita água e refeições de três em três horas, religiosamente. Em parceria com lojas e estéticas de São Lourenço, Marina montou o visual e o figurino para o grande dia. E não deu outra.
- Ela tinha uma luz especial, um carisma que foi percebido pelos jurados desde o começo do concurso. Mostrou uma presença marcante desde sua primeira aparição. Para mim, sua vitória não foi surpresa - comenta Carlos Totti, o diretor do Miss Rio Grande do Sul, responsável por preparar Marina para o Miss Brasil, que ocorre em julho de 2014.
Primeira loira natural em anos de concurso, Marina já é forte concorrente na disputa pelo título nacional, segundo Totti. A última candidata que ele viu com essa postura, esse porte e, principalmente, esses cabelos, foi Renata Fan, gaúcha de Santo Ângelo que conquistou o Miss Brasil em 1999.
Simpática e falante, Marina ainda tenta acostumar-se com a nova rotina. A rotina de miss.
- Na manhã seguinte ao concurso, 470 pessoas tinham me adicionado no Facebook. Criei uma fanpage e já tenho 2,2 mil seguidores. Isso ainda é novo pra mim, tenho que me acostumar - confessa.
Tornar-se Miss Brasil e, depois, disputar o Miss Universo é o horizonte de Marina nos próximos meses. Depois disso, ela quer o que a maioria das mulheres também quer. Uma carreira sólida, um casamento, filhos. Também quer dedicar-se a uma ONG que auxilie moradores de rua. Antes disso, porém, vai terminar o curso de Direito e ingressar na faculdade de Jornalismo, para atuar em televisão.
Além de ajustar o corpo para ser a mulher mais bela do país (e do mundo, se tudo der certo), Marina também vem preparando a mente e o espírito. Em casa, com a família e os quatro cachorros, ela fica em paz e recarrega as forças para enfrentar a pressão. Com a leitura diária, hábito que há muito cultiva, treina o intelecto para mostrar que beleza, afinal, não é tudo. Depois de desfilar em carro aberto por São Lourenço nesta semana, muda-se para Porto Alegre, onde intensifica a preparação para o Miss Brasil.
No meio da entrevista, realizada em um estúdio da Capital, Marina precisa ir até o carro buscar alguma coisa. Na calçada, uma senhora carregando a imagem de uma santinha passa, fixa o olhar e a reconhece.
- Tu não é a miss?
- Pois é, sou - responde Marina meio encabulada.
- Eu vi o concurso e torci por ti. Fiz até uma oração para Nossa Senhora aqui ó, pra que tu ganhasse.
As duas se abraçam e se despedem. Ainda emocionada, Marina resume a nova fase da vida:
- Acho que isso é a verdadeira beleza. Ter humildade para falar com as pessoas e receber esse tipo de carinho.
A rotina de Marina agora inclui fotos, eventos, gravações e muito cuidado com o corpo e a mente. O objetivo é chegar ainda mais bela ao Miss Brasil