Graças aos profissionais do design, foi-se o tempo em que usar óculos era motivo de bullying com aqueles apelidos do tipo "quatro-olhos" e coisas do gênero. O mercado oferece modelos cada vez mais descolados para melhorar o look de quem precisa de óculos para enxergar melhor. Virou quase um acessório. Mas as lentes seriam dispensáveis se alguns hábitos saudáveis fossem levados mais a sério. É o que diz o oftalmologista Renato Neves, do Hospital de Olhos Eye Care, de São Paulo. Ele apresenta cinco dicas para quem quer afastar problemas de visão.
:: Não fume
Neves afirma que o fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, e afeta a visão em qualquer fase da vida, mas principalmente a partir dos 65 anos. Segundo ele, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) - doenças que podem levar à cegueira - encontram no tabaco um dos piores fatores de risco.
- Mesmo quem parou de fumar há 15 ou 20 anos apresenta mais chances de sofrer com doenças oculares - alerta.
O especialista lembra também que fumantes passivos não estão livres dos riscos de perda de visão, principalmente na terceira idade.
:: Durma direito
O ideal é ter ao menos oito horas de sono por noite. Vários estudos relacionam o descanso com a prevenção de problemas de saúde, e não é diferente com a saúde da visão. A recomendação é ir para a cama mais cedo, de preferência sempre no mesmo horário, para regular o relógio biológico.
:: Fique menos tempo na frente da telinha
Quem trabalha ou estuda muitas horas em frente ao computador deve fazer pausas (ainda que forçadas) para que os olhos descansem durante o período.
- Tem gente que passa o dia inteiro trabalhando em frente ao computador e, ao chegar em casa, 'descansa' assistindo televisão. Tal comportamento é bastante contraindicado, já que os dois equipamentos tendem a forçar mais o músculo ocular - explica Neves.
Uma dica é, de hora em hora, levantar para tomar um copo d'água ou conversar com alguém. Assim, a pessoa também se hidrata e ativa a circulação dos membros inferiores, além de preversar os olhos.
:: Acenda a luz
Para trabalhar ou para ler, o ambiente deve estar bem iluminado, para não forçar os olhos.
- Apesar desse péssimo hábito não resultar em aumento de grau ou aparecimento de qualquer outra doença ocular, a pessoa pode passar a se queixar de dores de cabeça, vermelhidão nos olhos e vista cansada - esclarece o oftalmologista.
:: Alimente-se bem
Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. Cenoura e abóbora são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C, que também fazem bem aos olhos. Conforme Neves, vale ainda investir em ômega-3 - peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola - para evitar a síndrome do olho seco. Outra recomendação é fugir do sal, pois o sódio, em grandes quantidades contribui para o desenvolvimento de catarata.
Para ver melhor
Confira cinco dicas para afastar a necessidade de usar óculos
Oftalmologista alerta para os cuidados com o sono, a alimentação e outros hábitos saudáveis
GZH faz parte do The Trust Project