O brasileiro Artur Cacciolari, de 20 anos, morreu nesta quarta-feira (30) após pular da cachoeira Goja del Pis, na cidade de Almese, próxima a Turim, na Itália. As informações são da BBC Brasil.
Artur era acrobata, natural de Marília, no interior de São Paulo, se destacava no cenário circense internacional e era tido como uma das promessas na área. O caso ganhou repercussão no país europeu, pois um amigo do artista estava gravando o momento da queda. Artur pretendia utilizar o vídeo como currículo à seleção internacional da companhia circense Dragone.
O colega que filmava a cena, ao perceber que o acrobata estava com dificuldades, chegou a pular na água para tentar salvá-lo, mas, infelizmente, já era tarde demais. Artur foi levado pela correnteza e seu corpo foi recuperado pelos bombeiros três horas depois. Autoridades afirmam que Cacciolari provavelmente bateu a cabeça no fundo do lago, que é formado por pedras.
Responsável pela companhia circense Sonics, na qual Artur trabalhou por dois anos, Alessandro Pietrolini disse à BBC Brasil que o acrobata já tinha realizado aquele salto em diferentes ocasiões. Dessa vez, entretanto, ele teria ignorado os avisos de prudência das autoridades, após chuvas fortes castigarem a região horas antes do salto. A cachoeira Goja del Pis tem aproximadamente 15 metros de altura.
Cacciolari, que se formou na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, morava na Itália há três anos e havia reconhecido sua cidadania italiana recentemente. A família ainda não informou se o enterro será no Brasil ou no país europeu.