O apresentador Silvio Santos, 85 anos, agora é doutor honoris causa em comunicação. No programa que vai ao ar neste domingo, às 20h, no SBT, será exibida a entrega do título feita pelo CEO e reitor Faustino da Rosa Júnior e pelo vice-reitor Thiago Nicolau de Araújo do Grupo Educacional Inepe/Facinepe, que tem sede no Rio Grande do Sul.
– O título é dado a uma pessoa cuja obra intelectual e pessoal tenha se tornado objeto de estudo, que realmente seja um ícone em sua área. O Silvio é considerado um dos maiores expoentes da história da comunicação – justifica o reitor sobre a escolha do apresentador.
– Diploma de doutor em comunicação? Agora eu sou doutor! Quero avisar: funcionário do SBT que não me chamar de "doutor", tá na rua! Tá despedido! – brincou o apresentador na gravação do seu programa.
Leia também
Silvio Santos recebe críticas por piada com mulher acima do peso
6 momentos hilários de Silvio Santos em 2015
Expedida pela Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar), a titulação funciona como um reconhecimento público da relevância do trabalho. Primeiramente, o nome é indicado pelo grupo educacional e, depois, precisa ser aprovado pelo conselho superior da própria instituição. Na prática, Silvio Santos ganhará um tratamento semelhante ao daqueles que concluíram um doutorado acadêmico convencional.
– Ele será professor emérito da nossa instituição, pode dar aulas. O Silvio sempre sonhou em ter esse reconhecimento acadêmico. Queremos convidar ele para dar uma aula magna – adianta Rosa Júnior.
Mas esse não é o primeiro título honoris causa que o Grupo Educacional Inepe/Facinepe concede a personalidades. Na lista de doutores, também estão o bispo Edir Macedo (em teologia), José Fortunati (em gestão pública) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Claudio Lamachia (em direito).
A instituição conta com mais de 100 unidades de ensino superior no país. No Rio Grande do Sul, mantém a Faculdade Gaúcha (FG), as Faculdades Integradas do Instituto Nacional de Ensino Pós-Graduação e Extensão (Facinepe) e as Faculdades Inepe do Rio Grande do Sul (Facinepe/RS), as duas últimas em processo de credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC).