O youtuber Júlio Cocielo publicou um vídeo na quarta-feira (4) pedindo desculpas pelos tuítes preconceituosos que acabaram vindo à tona após ele fazer um comentário racista envolvendo o jogador da seleção francesa Kylian Mbappé durante o jogo contra a Argentina no sábado, dia 30 de junho.
No vídeo, intitulado "Ignorância", Cocielo disse que está envergonhado por ter decepcionado a sua própria mãe e que aprendeu conceitos importantes como racismo institucional e racismo velado, se comprometendo a tomar cuidado com o que fala.
– Eu fiz um comentário muito zoado, muito mal explicado, e gerou toda essa confusão que você está vendo agora. Eu tentei me referir à velocidade dele (Mbappé), e o comentário foi tão infeliz e mal explicado que acabou ofendendo algumas pessoas – declarou.
O youtuber também citou o fato de empresas, como Adidas e McDonald's terem cancelado patrocínio após a confusão:
– Ah, quando pesa no bolso, as pessoas pedem desculpa. "Mano", eu não nasci em berço de ouro. Eu vim do nada. A coisa mais importante para mim é a minha criação e humildade. Eu aprendi que a humildade não está no que a gente tem, ela está no nosso caráter.
Cocielo também falou sobre os tuítes publicados quando era adolescente, que foram resgatados por internautas logo após o post sobre o jogador. Todos os posts foram apagados.
– Aquele monte de merda que eu falei é muito distante de quem eu sou hoje e do tanto que minha vida evoluiu de repente. O eu de um dia atrás já não é o eu de agora. Hoje, eu leio tudo aquilo que eu postei e me sinto envergonhado. Foram coisas absurdas. Eu apaguei porque eu quero recomeçar. Vou olhar para frente, fazer diferente, aprender com o meu erro. Isso faz parte de meu processo de aprendizado e crescimento humano – concluiu.
Cocielo é dono de um dos canais brasileiros com mais inscritos no YouTube. Após a polêmica envolvendo postagens racistas, muito famosos se posicionaram nas redes sociais. Bruno Gagliasso chegou a pedir um boicote ao youtuber.