Os usuários que estão cansados de Tinder, Happn e outros aplicativos de relacionamento terão uma nova opção em breve para encontrar a sua cara metade. Em apresentação na F8, conferência anual de desenvolvedores do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou que a rede social está desenvolvendo uma ferramenta para promover namoros e encontros. O lançamento ainda não possui data confirmada.
A proposta é que os usuários criem uma conta secundária dentro do próprio Facebook, que será cruzada com perfis de acordo com preferências de namoro, interesses semelhantes e amigos em comum. As pessoas terão a possibilidade ainda de descobrir pessoas com base em grupos e eventos.
Além disso, tudo o que acontece neste outro perfil não será exibido aos amigos, permitindo maior confidencialidade ao usuário.
Outras novidades
Mais possibilidades foram anunciadas na F8. Após os escândalos envolvendo o vazamento de dados, o Facebook irá liberar o "Clear History", em que o usuário poderá visualizar os websites e aplicativos que enviam informações para a rede social (plug-ins de identificação em sites externos), dando a chance de excluir essas informações da conta e desativar os armazenamentos.
No final de 2018, o recurso de "Check Safety" - em que as pessoas informam se estão salvas em atentados ou situações de risco - será incrementado, deixando que os próprios usuários publiquem informações em primeira mão, como o fechamento de ruas e fotos e vídeos dos locais do incidente.
A terceira melhoria que chamou a atenção no evento se refere aos Stories, tanto no Facebook como no Instagram. Em breve, as pessoas poderão incluir links para o Spotify e também ter acesso a mais figurinhas para complementar as publicações.
Quanto à rede social de imagens, que também é administrada pelo Facebook, os usuários poderão ter acesso à recursos de realidade aumentada com interações e novos filtros de rosto. Esta novidade deve chegar nas próximas semanas.
Outro recurso a ser lançado é a possibilidade de realizar chats por vídeo pela aba de mensagens diretas. Atualmente, as pessoas podem somente realizar transmissões ao vivo compartilhadas em modo público. Por fim, o Instagram também está redesenhando a área de "Explorar", melhorando o algoritmo de interesses dos usuários.