Grande, pequeno, colorido, estampado, redondo, gateado, para leitura, de acetato... existe no mercado uma infinidade de tipos de armações para óculos de grau. E, justamente, por ter tantas opções é que muitas pessoas utilizam os óculos não apenas para a saúde, mas também como uma forma de imprimir estilo. Como é o caso da consultora de moda Ana Avila que precisou usar óculos desde os 7 anos, em função de ter uma visão monocular, devido a um câncer que se apresentou aos 9 meses:
– A paixão por óculos começou quando eu entendi que não poderia mais ficar sem. Então, fui desbravando o mundo das lentes e percebi que dava para ter estilo usando peças maravilhosas no rosto. Não sendo apenas útil para a minha visão e sim para a beleza e autoestima.
Ana, que já combinou muito os óculos com a roupa, conta que teve uma época em que ela administrava o uso de três, conforme a ocasião. Mas, desde os anos 2000, ela precisou usar também lentes de grau nas armações solares, o que encareceu a coleção. Atualmente, ela optou por uma armação: preta, coringa, estilo gatinho. A consultora de moda escolheu esses óculos justamente para combinar com todas as suas roupas.
No momento da compra, ela também prioriza a qualidade do material, pois sua lente é grossa e, para ficar mais fina e sofisticada, necessita de uma armação com um bom acetato.
Formato e conforto são aliados
Para não errar ao escolher os óculos perfeitos, o segredo é optar por uma armação adequada ao formato de seu rosto. A Safira, por exemplo, tem em seu acervo uma infinidade de armações para homens e mulheres. Lembre-se que o modelo correto não significa ser apenas o mais bonito, já que também é fundamental que seja confortável.
A consultora de imagem Milene Bordini dá algumas dicas na hora de comprar seus novos óculos de grau. Confira:
Oval
O rosto oval é equilibrado em comprimento e largura, apresentando traços harmoniosos. Para que tem esse formato, quase tudo é permitido, mas a moldura retangular e grossa é excelente.
Alongado
Esse parece oval, mas é mais longo e estreito. O objetivo é "quebrar" esse comprimento equilibrando os volumes. Quem tem esse formato deve escolher molduras mais largas e grossas. O ideal é criar volume nas laterais para “diminuir” visualmente o comprimento.
Quadrado
O quadrado é reto e firme, com linhas bem definidas. Os contornos são angulares, com testa larga e maxilar volumoso. Quem tem esse formato deve optar por óculos redondos ou ovais. As curvas suavizam as características mais “quadradas”.
Retangular
O retangular é longo e angular. É semelhante ao quadrado, mas mais alongado, com mais linhas definidas. Quem tem esse formato deve escolher uma moldura mais larga para compensar o comprimento. Formas arredondadas suavizam as características mais “quadradas”.
Triangular invertido
O triangular invertido é caracterizado por ter uma grande testa larga e ser estreito no queixo e no maxilar. As maçãs do rosto são levemente predominantes e, às vezes, até inexistentes. Quem tem esse formato, deve optar por formatos quadrados que são mais largos na base, minimizando a largura da parte superior.
Redondo
O redondo transmite suavidade. Muitas vezes, os olhos, boca e bochechas são arredondados. Quem tem esse formato deve escolher óculos de formato quadrado e evitar sobrepor formas arredondadas.