A segurança dentro de casa é um dos pontos mais importantes com o passar dos anos. Decorado do empreendimento Vintage, da Cyrela Goldsztein, voltado para a terceira idade, este apartamento projetado pelo escritório Link Interiores com consultoria da arquiteta Flavia Ranieri (que este ano fez um projeto sênior na Casa Cor São Paulo) apresenta uma série de cuidados que a decoração e a escolha dos móveis pode proporcionar.
O piso amadeirado contrasta, por exemplo, com a cor dos rodapés, ajudando na "sinalização". Peças estratégicas, como pufe aos pés da cama são de apoio, assim como a iluminação indireta e periférica.
Entre os recursos que mais chamam a atenção está a questão dos móveis fixos: torre de prateleiras do banheiro, mesa de jantar e criados-mudos estão presos às paredes, aumentado a segurança em casos de eventuais desequilíbrios.
Altura segura
Criados-mudos são no nível da cama, e as arandelas estão no lugar de abajures.
Peças fixas e densidade
A mesa de jantar é fixada na parede, já o sofá tem altura e densidade maiores para ajudar na postura e na hora de levantar. Mesinhas contam com desenho arredondado, sem quinas.
Apoios bem-vindos
As barras são recursos importantes. Neste banheiro, mais uma ideia: o armário-torre sem portas também está preso na paredes.