Chamado carinhosamente de "quartinho dos Bês", este dormitório de 7,4 metros quadrados está pronto para receber seu segundo morador. Bernardo, o mais velho (de apenas um aninho), passa a ocupar a caminha nova, e o caçula Bento, que está prestes a nascer, passa para o bercinho.
Para um bom aproveitamento do cômodo pequeno, o arquiteto Ivo Keling investiu em um jogo de distribuição que proporcionou uma circulação central para a mamãe, com a cama e o berço formando um L – cada móvel tem medida de 89,6cm de altura x 142,6cm de largura e 76,1cm de comprimento. Outra proposta que facilita o dia a dia é a cômoda, também executada pela loja Doce Anjo Bebê, com um trocador móvel que pode ter o colchão retirado e deixar a bancada livre para outros objetos. Um sistema antitombamento foi previsto por questões de segurança.
Por se tratar de um ambiente para crianças, cuidados com alergias se fazem necessários, como uso de tecidos sintéticos, persiana metálica e pintura atóxica na parede.
Jogo de encaixes
A circulação central foi possível após um reposicionamento dos móveis, com cama, berço e cômoda dispostos formando um U. As portas de correr garantiram espaço para a poltrona de amamentação.
SOLUÇÕES DE GENTE GRANDE
Espelhos
Boa opção para as portas dos armários, ajudam a duplicar o espaço e até mesmo ampliar a luminosidade do cômodo.
Cores claras
Além de serem adequadas para espaços pequenos, ajudam a deixar a decoração versátil e fácil de ser trocada conforme a criança cresce. Neste projeto, o destaque ficou por conta do adesivo, executado pela Lozovedesign.
Móveis versáteis
Neste projeto, o berço escolhido foi o Canção de Ninar, da Divicar, que conta com sistema antirrefluxo e se transforma em minicama, podendo ser usado até a criança completar cinco ou seis anos de idade.
Fonte: arquiteto Ivo Keling