Fugindo do padrão de usar um quarto como escritório da casa, a arquiteta Paula Karam Osório, que decidiu trabalhar em home office de forma permanente, usou o potencial da sala a seu favor. Além da amplitude, a profissional tem a seu dispor a luminosidade dos janelões e, como inspiração, peças cheias de lembranças.
– Esse apartamento foi da minha família, eu mesma morei aqui antes. Preservei muito da estrutura, que me traz recordações, e configurei desta forma, que não é tão tradicional – conta Paula, titular do KOS Design.
Em um prédio construído na década de 1960, o imóvel conta ainda com elementos originais, como o forro e o piso. Este, um parquê de ipê-cedro redescoberto após a retirada de um carpete e revitalizado pela arquiteta. Alguns xodós também fazem parte do mix vintage com o contemporâneo, como o armário em tom de madeira escura (na foto ao lado, com um quadro da artista plástica Rejane Karam) e uma chapelaria antiga com portas de fórmica amarela. A estes, juntam-se poltronas com pé-palito de família e outras peças queridas:
– A minha ideia era preservar os armários antigos e criar novos elementos clean. Que valorizaram a amplitude da área de trabalho.
Sempre acompanhada da pet Magnólia, a profissional cria seus projetos em uma composição de cavaletes antigos (da década da 1990, estima ela) com um novo tampo.
Em nome da praticidade, as prateleiras com pintura em laca branca deixam uma série de livros e outros itens de trabalho a poucos passos da mesa – e tem o tom levemente contrastado pela tinta Prata, da Suvinil, na parede.
A arte de criar em casa
Entre novos móveis contemporâneos, como as prateleiras e o armário com portas em laca branca, a moradora preservou itens do acervo da família, como os cavaletes usados na base da mesa. O pufe e as letras da palavra "Amor" são da designer Eulália Anselmo, e o quadro de Cadu Peixoto.
Visual intacto
Acima, os armários em tom de madeira (as portas são voltadas para o jantar) e em fórmica amarela (uma antiga chapelaria) foram mantidos. Abaixo, o gesso original, que também foi preservado.