Com muito potencial, os 65 metros quadrados deste apartamento foram transformados pela arquiteta Ana Beatriz Peterlongo Franciosi.
A integração contemporânea foi aquecida pelo visual amadeirado, que interliga os ambientes por meio do piso vinílico e também da marcenaria sob medida, com o padrão carvalho.
– O apartamento é pequeno e, quando as portas estão abertas, é possível ver os outros cômodos. Cuidamos para os tons serem semelhantes, inclusive do piso e dos móveis, para ter essa ideia de unidade – explica Ana Beatriz.
Uma mudança importante foi a integração do segundo dormitório com a sala, local hoje destinado ao home office e ao espaço onde a moradora se exercita. Como fica bem ao lado do estar, a estante ganhou portas, tanto para manter o espaço sempre organizado quanto para também servir de suporte para objetos do dia a dia.
Voltado para o sofá retrátril, o móvel do home theater, que adota o mesmo padrão de marcenaria, também acolhe a lareira a gás, escolhida pela praticidade.
Nas paredes, o tom também é discreto: a Earl Gray, da Renner (código PPG 1020-5).
Soluções para aproveitar o espaço
Junto à bancada da cozinha, com móveis em laca da marca italiana Lecher (N-9258), a mesa tem uso otimizado quando necessário: pode ser "desgrudada" e comportar mais cadeiras de jantar.
A suíte também ganhou um reforço: o banheiro social foi integrado ao do quarto principal, que ficou mais completo (um lavabo foi projetado na área de serviço). E na área do dormitório, a dinâmica de materiais e cores foi mantida, adicionadas apenas mais texturas, como na cabeceira almofadada de camurça sintética.
O conforto das cores
Para o estar, o ponto central foi o sofá, da loja Gobbi Novelle, e a poltrona, da Herval. O aconchego deveria estar em cada detalhe, e norteou a escolha do padrão Carvalho dos móveis e o vinílico de tom aproximado – não criando muitos focos de atenção. O tapete é da Arte Nossa. Ao lado, a bancada da mesa pode ser afastada e criar espaço para até cinco pessoas sentadas à mesa.
Sequência cromática
O quarto tem matizes semelhantes ao do estar, como visto na cabeceira de camurça sintética e na cor da parede, a Thunderbird, da Renner (PPG 1021-5). A iluminação teve cuidados, como a prateleira acima da cama e os abajures com instalação tipo arandela. Abaixo, a TV está instalada na porta de vidro preto do armário.
Dois em um
O home office, onde antes era o segundo dormitório, tem ainda barras fixas que são usadas pela moradora quando se exercita em casa – também por essa razão o espaço em toda a lateral fica livre para uso de colchonetes, por exemplo. Para o escritório, além da madeira igual à da sala, foi escolhido o MDF Carvalho Ébano. Como o apartamento é integrado, a escolha foi por um armário com portas.