Retrô
"As cores sempre foram um ótimo recurso para personalizar os espaços. Nos anos 1970, os tons mais puros eram usados em todos os ambientes da casa, inclusive na cozinha. Os revestimentos e os eletrodomésticos tinham cores e estampas impactantes". (Projeto de Adriana Fontana).
Jeito de sala
Preto e cinza (em móveis, revestimentos e até metais) foram citados por Rosenbaum, que também elegeu o porcelanato Nord (na parede acima), vendido nas lojas da rede Telhanorte.
Industrial
"Uma tendência é o estilo industrial, que remete à cozinha dos chefs mais descolados, com tudo aparente e bem à mão. A mistura de acabamentos ganha cimentício, cinza e aço. Ou pode até ser branca totalmente, mas tem que ter acessórios à mostra". (Projeto de Paula Otto, do escritório Arquitetura Nacional).
Brilhos e misturinhas
"Outro comportamento que demonstra uma tendência é o da cozinha com cara de confeitaria, mais colorida e jovial, com mistura de móveis antigos e acabamentos brilhantes e claros". (Projeto das arquitetas Larisse Squeff e Roberta Schneider Preis, do escritório LR Arquitetura).