Ao longo de 15 anos, a proprietária deste flat de um quarto, na beira da praia de Torres, no Litoral Norte, usou o imóvel com móveis antigos da casa da cidade e sem aproveitamento estratégico dos espaços. Com o aumento do tempo em que passa no local – uma média de três meses, na alta temporada – novas soluções foram necessárias para que os recantos ganhassem mais conforto e fossem potencializados.
Uma das primeiras sugestões da arquiteta Victória Rizzo, que assina o projeto, era clarear a área social.
Como o piso preexistente foi mantido (havia a ideia de usar um vinílico sobre a cerâmica para evitar quebra-quebra), o tom alaranjado precisou de contrastes brancos, como os revestimentos de alguns pontos das paredes: na cozinha e no "painel" da TV.
E a área do balcão ganhou mais propostas estratégicas. Como a marcenaria estava conservada, apenas as portas dos aéreos foram substituídas, em versão com puxador de cava inferior, para não interferir nas aberturas que foram mantidas. Um recorte foi feito em uma das laterais para que uma geladeira substituísse o frigobar, que por anos foi suficiente devido ao uso pontual do apê.
Também nesta área novos pontos de luz foram instalados no forro de gesso, com embutidos de LEDs na cozinha e um pendente de madeira do Laboratório da Luz sobre a mesa de jantar da loja Contemporânea.
Como a ideia era usar o notebook por mais horas, um pequeno office foi projetado junto ao móvel da televisão, que também tem portas de armários que ajudam na organização de taças e louças.
Um segundo dormitório
A sala agora é um suporte também para hóspedes, com um sofá-cama novo. Para um conforto maior, as janelas ganharam o reforço de um blackout.
– Ter tanto o voile quanto o blackout permite que diferentes cenários sejam pensados, conforme a necessidade – explica Victória.
Nas paredes, os quadros são da artista plástica Ivone Bins.
Novo revestimento
Atrás da pia havia a mesma cerâmica do piso – a linha Flow, da marca Decortilles, foi instalada sobre o revestimento antigo. Para um efeito de continuidade, foi feito um L e mais uma porção da parede está com o visual.
Ajuste na marcenaria
Um recorte no granito e nos armários foi feito para a instalação da geladeira. As portas dos aéreos foram trocadas, e as novas não têm puxadores, para não criar contraste com as que ficam embaixo da bancada.
Tijolos práticos
Para esta parede, a arquiteta escolheu a linha Rústica Aspen, da marca Brick Studio. A ideia do branco foi suavizar a cor do piso, que tem um tom alaranjado. A marcenaria é em melamina.
Tecido do sofá
O sunbrella é um tipo de tecido indicado para áreas internas e externas – extremamente resistente, semelhante ao material de toldos. É de fácil manutenção.
Tapete e cortinas
O modelo de náilon é um dos favoritos pela manutenção fácil – também não desbota e não encolhe nas lavagens. Para as cortinas, a opção foi manter o voile que a proprietária já tinha, mas como agora a sala também é quarto por causa do sofá-cama, um blackout de poliéster foi instalado.