Os modelos de carro sedã (do estrangeirismo sedan), que possuem maior espaço em comparação ao modelo hatch, não possuem limpador de vidro traseiro. A "curiosidade" sobre essa característica viralizou recentemente nas redes sociais, quando uma usuária fez uma publicação perguntando se as pessoas já haviam reparado nessa peculiaridade. Contudo, o assunto não é novo nas redes.
Por que carro sedã não tem limpador traseiro?
Os carros sedã são separados em três setores: espaço para motor, para motorista e passageiros e porta-malas, que por ter maior espaço do que outros veículos, confere uma traseira mais alongada.
Existem duas explicações para os carros modelo sedã, em sua maioria, não possuírem limpadores de vidro traseiro, segundo o portal Autoesporte. A primeira é sobre a aerodinâmica do veículo. Por ter a parte traseira mais alongada, o fluxo de ar desce de forma contínua pelo vidro traseiro, ajudando a escoar água e poeira quando o carro está circulando.
No entanto, a falta dos limpadores pode ser sentida pelos motoristas quando é necessário realizar alguma manobra em baixa velocidade, como estacionar. A água pode se acumular e dificultar um pouco a visão.
A segunda razão para a grande parte dos carros sedã não possuir limpadores de vidro traseiros é que, diferentemente de outros modelos, o porta-malas é separado do vidro. Para colocar o acessório, seria necessário um maior trabalho de engenharia para não atrapalhar a abertura do compartimento.